Agro

Chuva pode ampliar quantidade de cana beneficiada na safra 21/22

Alagoas deve superar 18 milhões de toneladas de cana processadas

Por Redação com Assessoria 10/09/2021 16h04 - Atualizado em 10/09/2021 16h04
Chuva pode ampliar quantidade de cana beneficiada na safra 21/22
Se houver chuva, a previsão é ampliada, diz o diretor técnico, Antônio Rosário - Foto: Reprodução

Com a safra 21/22 iniciada desde agosto passado, o diretor Técnico da Asplana, Antônio Rosário, declarou que a expectativa é de crescimento para o atual ciclo da cana em Alagoas, superando 18 milhões de toneladas de cana processadas.

Segundo ele, a regularidade das chuvas foi um fator que influenciou este cenário. “Temos visto a exuberância dos nossos canaviais e devemos superar os 17 milhões de toneladas de cana beneficiadas. Se houver chuva, a previsão é ampliada. Precisamos, neste período, de um pouco mais de umidade. Apesar de que tivemos um mês de agosto bastante chuvoso. Com isso, temos essa reserva no solo que dará para aguentar os meses de setembro e outubro”, afirmou.

Para o diretor Técnico da Asplana, entidade de classe que representa os fornecedores de cana alagoanos, se houver ocorrências de chuvas em outubro, “poderemos chegar a dezembro, que um período mais crítico, com uma safra melhor e também garantir o próximo ciclo”, destacou.

De acordo com Antônio, diante da ocorrência de chuvas em toda a região canavieira, o incremento da produção deve ocorrer em todo o Estado. “Diante da quantidade de chuva que tivemos, o nosso problema agora se concentra no aumento do preço dos insumos. Isso nos preocupa bastante, a exemplo dos fertilizantes e combustíveis”, finalizou.