Agro

Agricultura familiar participará do Plante Solar

"Teremos uma oportunidade grande de melhorar a vida da famílias do campo", destaca Klécio Santos, presidente da Pindorama

Por Redação com Assessoria 26/08/2021 18h06
Agricultura familiar participará do Plante Solar
Projeto Plante Solar tem como objetivo a captação de energia através da implantação de duas usinas fotovoltaicas bifaciais de inversão 5g. - Foto: Assessoria

A agricultura familiar vai integrar as ações do projeto Plante Solar criado pela Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) para a captação de energia através da implantação de duas usinas fotovoltaicas bifaciais de inversão 5g. O projeto foi discutido nesta quinta-feira, 26, em reunião do Conselho Estadual de Políticas Energéticas com as cooperativas da Unicafes Alagoas.

As cooperativas responderão pela central de operação dos módulos solares a serem implementados na agricultura. A cessão das propriedades rurais serão convertidas em renda para o agricultor participante. De acordo com o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, deve gerar oportunidades no campo.

“A reativação do conselho de Política Energética vem num momento fundamental para repensar a produção de bioenergias e energias renováveis. Teremos uma experiência inovadora onde o cooperativismo e a agricultura familiar farão o movimento inverso entre o campo e a cidade, se apresentando como parte da solução para a retomada econômica”, destacou.

O Programa será ponto de investimento do Governo do Estado através da Sedetur. Segundo o secretário Marcius Beltrão, a geração de energia através das placas fotovoltaicas serão disponibilizadas para condomínio e residenciais. “O aumento na oferta de energética no Estado de Alagoas vai aumentar a capacidade de produção a partir do funcionamento destas duas usinas, inicialmente, de cinco megawatts, cada uma, devendo aumentar a capacidade de investimento em Alagoas. Esse energia vai melhorar a qualidade de vida e promover barateamento”, informou Beltrão.

Durante a reunião, os membros do Conselho puderam conhecer o “case de sucesso” da Cooperativa Pindorama, que é considerada modelo para o País. O presidente da Pindorama Klécio Santos reforçou a importância do cooperativismo e associativismo para o desenvolvimento sustentável da matriz energética. “Esse segmento e a agricultura tem muito a contribuir e a trabalhar pela prosperidade do nosso povo. Teremos uma oportunidade grande de melhorar a vida da famílias do campo e ainda inaugurar um novo momento para a produção de bioenergias”, constatou Klécio Santos.