Agro

Secas e geadas reduziram produção de grãos no país e afetam ração bovina

Segundo especialista, adsorventes de micotoxinas são solução para manter a qualidade

Por Redação com Canal Rural 23/08/2021 17h05 - Atualizado em 23/08/2021 17h05
Secas e geadas reduziram produção de grãos no país e afetam ração bovina
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução/Internet

As secas e geadas no país trouxeram uma preocupação com a qualidade do milho e da soja produzidos. Além da alta dos custos, as adversidades climáticas impactaram diretamente no ciclo de desenvolvimento das culturas e geraram maior exposição a pragas e doenças.

Por consequência do clima, o aparecimento de micotoxinas nos cultivos, que são substâncias tóxicas produzidas por fungos, foi favorecido. Quando essas toxinas são ingeridas, podem reduzir o desempenho zootécnico dos animais.

“Esses estresses climáticos pelos quais as culturas passaram interferem e prolongam o ciclo da planta, o que dá mais oportunidade para fungos se desenvolverem. Os níveis de micotoxinas das amostras de rações que serão analisadas a partir de agora, têm a tendência de apresentar maiores valores. Aliás, já temos algumas análises com resultados que nos deixaram surpresos, que anteriormente não acreditávamos que podiam chegar em valores tão altos de contaminação”, alerta o doutor em nutrição de ruminantes Luiz Fernando Silva, gerente de pesquisas da Alltech.

O especialista orienta o uso de adsorventes de micotoxinas à base da parede interna de levedura. “Essas soluções vão trazer uma segurança maior para o pecuarista, pois têm alto poder de adsorção. Além disso, têm alta afinidade apenas com as micotoxinas, não interagindo com minerais, vitaminas e outros componentes da ração. Sendo assim, o objetivo é reduzir ao máximo a interferência dessas substâncias tóxicas no organismo dos animais”, destaca.

Silva também recomenda outra solução, que são os cuidados por meio de produtos à base de ácido propiônico na conservação do milho para silagem. “Dependendo de como é feito o armazenamento da cultura no silo, as perdas podem chegar entre 10% a 20%. Com a aplicação de aditivos conservantes para a alimentação animal, essas perdas podem chegar próximo a zero”, afirma. "Com o uso do ácido propiônico, ocorre redução do pH, o que irá impedir o desenvolvimento de fungos e, consequentemente, reduzir a possibilidade de produção de micotoxinas nesse momento" complementou.