Agro

Possível redução na safra da cana-de-açúcar no Centro/Sul pode ajudar o Nordeste

Moagem deverá ser menor ante ao ciclo passado por conta da escassez de chuva

Por Redação com Assessoria BCCOM 19/06/2021 16h04 - Atualizado em 19/06/2021 16h04
Possível redução na safra da cana-de-açúcar no Centro/Sul pode ajudar o Nordeste
Moagem tem redução na região centro/sul - Foto: Reprodução/Internet

Com a safra na região na região Centro/Sul em andamento, o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, afirmou que a moagem deverá ser menor ante ao ciclo passado por conta da escassez de chuva. Com isso, a redução de oferta de produtos, pode ser favorável a região Norte/Nordeste.

“Seguramente, ela será menor. O tamanho desta redução está oscilando e chega um momento que não dá para prever. A seca persiste. Todos os artifícios de agronômicos de colheita antecipada os empresários do sul está fazendo. Com isso, as usinas irão parar antes do tempo”, afirmou Nogueira.

Segundo o dirigente do setor sucroenergético alagoano, há especulações de que a redução possa chegar a 25% no Centro/Sul. “Mas, qualquer que seja o cenário, será uma redução importante. Contudo, não devemos comemorar isso. Até porque aqui no Nordeste sabemos o que é investir em canavial e não colher. Sabemos o que é essa frustração e depressão financeira”, reforçou.

Para o presidente do Sindaçúcar-AL, o suprimento normal que o Centro/Sul faz para a região Nordeste, no período da entressafra, corre o risco, este ano, de não acontecer. 

“Este cenário pode acontecer por não ter produto no Centro/Sul suficiente para essa demanda. Isso pode levar a duas possibilidades. A primeira é que o Nordeste antecipe o início da moagem, que só será ocorrerá se o clima na região permitir, e as condições de preço que, provavelmente, serão mais adequadas por conta deste aperto de oferta e demanda que vai se verificar neste período. Em resumo, Centro/Sul com safra menor e com menor transferência para o Norte/Nordeste. Com isso, teremos um mercado mais equilibrado”, declarou.

Segundo Nogueira, neste cenário, o resultado pode ser uma remuneração um pouco melhor. “Com chuva e uma recuperação melhor significa mais plantio, mais recuperação no canavial, mantendo a curva de ascensão de safra com um mais de velocidade”, finalizou.