Agro

Sindaçúcar-AL comemora 77 anos de história em AL

Sindicato contribui com o desenvolvimento econômico do estado

Por Redação com Assessoria 02/05/2021 11h11
Sindaçúcar-AL comemora 77 anos de história em AL
Assessoria

Aliado as empresas produtoras do setor sucroenergético, que há séculos fazem parte da história do povo alagoano, oferecendo milhares de empregos, gerando renda e movimentando a economia do Estado, o Sindaçúcar-AL chega aos seus 77 anos de fundação de forma atuante e compromissado com o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.

“O Sindaçúcar-AL é uma história continuada de superações, êxitos e permanente enfrentamento de dificuldades para a manutenção do desenvolvimento do Polo Sucroenergético de Alagoas e o progresso de nosso Estado. No trajeto dessa história, lembramos e exaltamos todos que no seu tempo e com a sua dedicação contribuíram, decisivamente, para chegarmos até aqui”, declarou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

“Parabenizo o Sindaçúcar-AL pelos 77 anos de existência, destacando sua importância no desenvolvimento do setor sucroenergético do Estado. Uma entidade cuja liderança elevou Alagoas a um lugar de destaque no cenário da agroindústria da cana-de-açúcar no Nordeste. Parabéns extensivo ao presidente Pedro Robério pelo trabalho desenvolvido”, afirmou Fernando Lopes de Farias, diretor presidente da Usina Caeté S/A.

“Neste tão atípico ano e 2021, quando nosso sindicato completa 77 anos, não sobram desafios que, como desde sempre, permearam a nossa multissecular atividade. Em particular, quero registrar a paixão que o carro elétrico vem despertando. Como ficará o álcool combustível se tiver que enfrentar a eletricidade? Em tais circunstâncias, vejo o álcool de milho mais como um aliado do que um adversário, porque se houver uma invasão da eletricidade na oferta de combustíveis, será muito mais fácil transferir o uso do milho para outros mercados do que o uso da cana.

Assim, nosso setor ganhará uma flexibilidade que o ajudará a enfrentar um possível e avassalador excesso de oferta, e não esqueçamos que é uma matéria prima que responde por 2/3 de nossos custos“, afirmou José Carlos Maranhão, conselheiro do Sindaçúcar-AL e diretor da Usina Santo Antônio.

“O Sindacucar-AL, é uma das mais antigas e atuantes instituição em defesa dos interesses açucareiro de todo Brasil. Nomes de grande valor o conduziram ao longo desses 77anos. Sua atuação foi e é da mais alta importância para o setor. Hoje, também encampando o etanol e energia elétrica, tem contribuído para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil. Tive a honra de conduzir essa entidade por 14 anos e participar de inúmeros eventos marcantes para história do setor como, por exemplo, o fim do IAA e a privatização das exportações de açúcar, marcando, na ép oca, a transformação de Alagoas em o maior exportador de açúcar do Brasil. Também participei da privatização do terminal açucareiro de Alagoas, por onde escoa, até hoje o açúcar destinado a exportação aqui produzido. Também vivi à frente dessa entidade, momentos difíceis, que fecharam usinas, promovendo desemprego e fome em nosso Estado. Contudo, o balanço foi positivo. Hoje, vejo nossa entidade conduzida com competência e vigor. E tenho a máxima esperança que os tempos seguem por rumos mais alvissareiro para esse setor em nosso Estado. Sou um otimista. Parabéns Sindaçucar-AL por esses 77 anos de lutas”, destacou Jorge Toledo, conselheiro e ex-presidente do Sindaçúcar-AL.

“O Sindaçúcar-AL possui um histórico de forte atuação no Estado e tem contribuído em uma série de conquistas para o nosso setor, propondo soluções em todos os momentos de grandes desafios e sendo exitoso em boa parte deles. O sindicato trabalha na busca pelo melhor caminho em manter a unidade das propostas demandadas entre as usinas atuantes em Alagoas, sempre no sentido de convergir para as melhores soluções, de evoluir nas melhores práticas e difundir a sustentabilidade do nosso segmento. A gestão do presidente Pedro Robério representa a perseverança em buscar melhorias e conquistar os objetivos propostos pelo setor, mas principalmente ratifica que, ao usar a sua excelente diplomacia, tem feito a diferença nestas conquistas. Sem dúvida, com muito profissionalismo, seriedade e determinação, nosso segmento tem avançado com a atuação do Sindaçúcar-AL. A Usina Coruripe, por meio de todos os colaboradores, diretores e acionistas, parabeniza o sindicato e agradece todo o trabalho e esforço em prol do nosso setor”, salientou Francisco Vital, diretor comercial da Usina Coruripe.