Agro

Sebrae AL articula incentivo à criação de camarão no Agreste

Diagnóstico já é realizado com pequenos produtores de municípios como Arapiraca

Por Redação com Ascom Sebrae Alagoas 16/04/2021 11h11
Sebrae AL articula incentivo à criação de camarão no Agreste
Foto: Assessoria

Para incentivar a carcinicultura, técnica de criação de camarão em viveiros, o Sebrae Alagoas já articula ações com diversas prefeituras do Agreste Alagoano. Atualmente, a instituição trabalha com a execução de um diagnóstico simplificado nos locais com maior densidade de criação naquela região, levantando gargalos e principais pontos críticos para intervir com uma série de soluções para o desenvolvimento mais assertivo da atividade que é promissora entre pequenos produtores.

Os diagnósticos aplicados também irão servir para que o Sebrae possa avaliar se as intervenções feitas nos municípios serão desenvolvidas por meio de um projeto específico ou ações de atendimento. É o que afirma o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Carlos Henrique Soares. Ele também destaca alguns dos municípios onde a articulação já começou e quais as próximas ações.

“Nesse primeiro momento, estamos visitando os municípios de Coité do Nóia, Arapiraca e Girau do Ponciano. Eles serão apoiados conforme evolução do processo de atendimento. As soluções serão aplicadas em forma de consultorias e capacitações, de acordo com o diagnóstico inicial. Logo após a conclusão desse diagnóstico iremos montar um cronograma específico de intervenções”, afirma.

Carlos Henrique ainda reforça que a carcinicultura surge como uma alternativa de diversificação produtiva e de aproveitamento de águas subterrâneas com salinidade de alta rentabilidade, mudando o cenário agropecuário naquelas localidades.

“Com os resultados preliminares informados pelos produtores, que são geralmente pequenas propriedades rurais, a atividade se destaca por ser muito promissora e adaptável à região agreste, com resultados similares a outros centros de produção”, pontua.

Geração de ocupação e renda

Essa articulação ainda contará com o apoio da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca. O gerente adjunto da agência, Arestides Bezerra, enfatiza a importância de incentivar mais essa atividade no Agreste, sendo ela mais uma alternativa para gerar emprego e renda.

“No caso específico da carcinicultura, o potencial é enorme. Já estamos vendo excelentes resultados na agricultura familiar gerando ocupação e renda. Esse setor é muito importante para gerar ocupação e renda para os produtores. Esses pequenos negócios rurais precisam ser orientados quanto à legislação, licenciamento, redução de custos, processamento e mercado, e nós iremos atuar nesse sentido com eles”, conclui Arestides Bezerra.

Atendimento remoto

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até o dia 23 de abril. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.