Agro

Presidente do Sindaçúcar-AL participa de live da CNI

Evento online tratou sobre o acordo do Mercosul x UE

Por Redação com Assessoria 15/04/2021 18h06
Presidente do Sindaçúcar-AL participa de live da CNI
Assessoria

O presidente do Sindaçúcar-AL e vice-presidente do Conselho Temático da Agroindústria da Confederação Nacional da indústria (CNI), Pedro Robério Nogueira, participou, nesta quinta-feira, 15, da live ‘Mercosul e União Europeia - Superando obstáculos para a implementação do acordo em 2021, promovida pela CNI e patrocinada pela PATRI Políticas Públicas.

O encontro virtual, contou com a participação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; senadora Kátia Abreu e do embaixador do Itamaraty e secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Miguel da Costa e Silva, além do secretário Especial do Ministério da Economia, Roberto Fend, entre outros. A live registrou quase 500 participantes.

“Foi um encontro importante onde foram debatidos meios capazes de promover a aceleração da implantação do Acordo Mercosul x UE”, afirmou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério.

Na oportunidade, o presidente da CNI, destacou a importância do acordo para a integração internacional e a recuperação da economia e da indústria do país. “Queremos reforçar o apoio empresarial para esse, que no nosso entender, é o maior acordo entre a União Europeia e com economias em desenvolvimento e o maior tratado de livre comércio no Mercosul. Ele tem uma importância não apenas econômica, mas para a agenda mundial do desenvolvimento sustentável”, afirmou.  

Já a senadora Kátia Abreu, que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, explanou sobre a visão do Poder Legislativo sobre o acordo e a contribuição dos parlamentares no debate, incluindo o tema da sustentabilidade ambiental, presente no acordo. “O comércio do Mercosul com a UE representa, na média dos 20 anos, uma corrente de comércio de R$ 77 bilhões por ano. Estudos apontam que essa corrente pode mais que dobrar nos próximos dez anos. E esse acordo levaria também a ampliação de até 28% do indicador brasileiro de abertura, que hoje é muito baixo. Esse acordo é fantástico e essencial”, destacou.

Na live também foi apresentado um painel que discutiu as perspectivas de internalização do acordo comercial ainda em 2021 e a estratégia de negociações comerciais do Mercosul. O painel teve como moderador João Emílio Gonçalves, superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI.

Acordo

A conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, em 2019, foi a principal conquista recente do Brasil, do bloco e do setor empresarial na agenda de acordos comerciais. A CNI trabalhou ativamente para a retomada das negociações desse tratado ainda em 2012 e desde então se mantém na linha de frente para garantir a coesão do setor empresarial em prol do seu andamento.

O próximo passo é a internalização do acordo pelos membros dos dois blocos. O acordo permitirá uma abertura gradual da economia e impulsionará o fluxo de comércio e de investimentos entre os dois blocos. Essas são medidas fundamentais para a retomada da economia brasileira, sobretudo neste momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19.