Agro

Ministro recebe carta de reivindicações de fornecedores de cana alagoanos

Por Assessoria 13/03/2017 15h03
Ministro recebe carta de reivindicações de fornecedores de cana alagoanos

Um documento assinado pela Asplana e a AMA, que retrata as dificuldades enfrentadas pelos fornecedores de cana e pelos municípios alagoanos por conta da seca, foi entregue nesta segunda-feira, 13, ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

No documento, também foi reivindicada uma nova edição do programa de subvenção da cana, recursos para a renovação dos canaviais com taxas de juros compatíveis e uma proposta de repactuação de todos os débitos vencidos e a vencer durante a safra de cana atual por conta da seca.

“Todas as autoridades presentes receberam a nossa carta de reivindicações e vamos aguardar uma resposta com as devidas providências para ajudar não apenas os fornecedores de cana, mas os municípios canavieiros que estão sendo penalizados também com a queda de arrecadação por conta da crise no setor sucroenergético”, afirmou Roberto Inojosa, vice-presidente da Asplana.

Além dos diretores da Asplana, a reunião na AMA para discutir projetos e soluções para as cidades alagoanas contou ainda com a presença do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho, assim como deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.

Para o presidente da AMA, Hugo Wanderley, o encontro proporcionou aos prefeitos a oportunidade de apresentar as demandas de cada região e discutir pautas de interesse municipalista. “Foi um momento histórico, uma oportunidade de fortalecer a luta dos municípios. Enfrentamos seis anos de seca e recebemos hoje um ministro com toda equipe técnica para debater soluções para combater os efeitos da estiagem”, declarou.

Na oportunidade, Helder Barbalho apresentou os programas e projetos existentes direcionados aos municípios, orientando os gestores públicos sobre a forma correta para elaboração de projetos e demandas. “Foi um debate de soluções e ações que possam minimizar a seca e trazer investimentos as cidades. Apresentamos as políticas do Ministério da Integração Nacional e convidamos os municípios a formar parcerias que possam oferecer benefícios efetivos para o povo alagoano”, finalizou.