Agro

Iteral promove Feira Agrária do Crédito Fundiário em Pão de Açúcar

Por Helciane Angélica Santos Pereira com Agência Alagoas 26/02/2017 17h05
Iteral promove Feira Agrária do Crédito Fundiário em Pão de Açúcar
Foto: Feira faz parte da programação de aniversário do municípioSecom

O município de Pão de Açúcar – localizado no médio sertão alagoano – foi o local escolhido para a primeira edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário nesse ano. É uma iniciativa do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) em parceria com o Gabinete Civil do Governo de Alagoas e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, ocorrerá nos dias 03 e 04 de março, na Praça Moreno Brandão, no horário das 6h às 21h.

A feira integrará a programação dos 163 anos de emancipação política do município. Diante da intensa estiagem na região e a dificuldade para manter a produção, foram convidadas para participar da feira as lideranças dos assentamentos do crédito fundiário situados em Joaquim Gomes, que recebem o acompanhamento do Iteral, dentre eles: Avagan 2, Formosa, Nossa Senhora de Fátima 1 e Prato Feito.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, esse projeto representa o compromisso do Governo de Alagoas na valorização da agricultura familiar e a intenção é que ocorra durante todo o ano, percorrendo vários municípios. “Essa feira chega em um momento importante e demonstra que a reforma agrária do crédito fundiário estar dando certo, além de ser uma forma de estímulo para os agricultores do sertão. É um incentivo para quando a chuva cair, eles possam plantar o feijão, a abóbora e o milho, e terão a certeza de que o Iteral estará presente para apoiar no escoamento da produção”, destacou.

Em Pão de Açúcar, a previsão é que sejam comercializadas aproximadamente 17 toneladas de produtos agrícolas: farinha, feijão de corda, macaxeira, banana prata, laranja lima, abacaxi, jaca, manga, cana caiana, coco verde, massa puba, molho de pimenta, colorau; doces caseiros, bolos e pé de moleque; além do artesanato local.

“Para nós, traz grande importância esse intercâmbio entre os agricultores da zona da mata e do sertão. E também traz um fio de esperança para os nossos agricultores, porque estamos passando por um momento de grande seca na nossa cidade e percebemos essa falta de esperança na produção, não temos como produzir. Essa feira terá todo o apoio possível, para que possamos fazer outras edições e garantir o desenvolvimento. Sem a produção dos agricultores, nós não somos nada”, ressaltou Ana Cleide dos Santos Pereira, secretária municipal de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos de Pão de Açúcar.

Integração

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar no município de Joaquim Gomes, Rosiete Pulquerio (conhecida por Rosa), encontra-se feliz com a participação dos pequenos produtores da zona da mata. “É uma honra participar e levar para essa feira produtos que são de qualidade. A gente estava cansado com a presença do atravessador, que comprava os produtos dos agricultores por um valor muito baixo e lucravam em cima deles. Com o sucesso da última feira realizada em Maravilha, todo mundo ficou animado para produzir e vender mais, e essa não será diferente”.

Emancipação

Para comemorar a emancipação política, a Prefeitura Municipal realizará uma programação variada com alvorada, hasteamento da bandeira, desfile das escolas municipais, torneios esportivos e shows. Na Feira Agrária do Crédito Fundiário, os feirantes e visitantes poderão conferir a apresentação de grupos folclóricos, teatro e trio de forró pé de serra.