Agro

Influenza Aviária: CNA recomenda medidas de biossegurança

O Brasil nunca registrou casos da doença em seu território

Por Assessoria 27/01/2017 07h07
Influenza Aviária: CNA recomenda medidas de biossegurança

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), está em campanha na divulgação de medidas contra a Influenza Aviária (IA). O Brasil nunca registrou casos da doença em seu território.

O objetivo da campanha “Influenza Aviária, Ajude a Proteger o Brasil” é alertar os estabelecimentos avícolas para que aumentem a vigilância e adotem padrões de biossegurança no sentido de prevenir a contaminação de seus planteis.

O elevado número de casos de Influenza Aviária ao redor do mundo, nos últimos anos, causa preocupação nos avicultores brasileiros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), de janeiro de 2014 a novembro de 2016, a doença foi detectada em 77 países.

Entre as medidas recomendadas estão: não deixar pessoas estranhas entrarem na unidade produtora; lavar e desinfetar veículos e equipamentos antes de entrar na propriedade; aplicar práticas de higiene e utilizar equipamento de proteção; evitar contato com outras espécies de aves como gansos e pássaros silvestres e utilizar água tratada para o consumo das aves e para a nebulização.

Mais informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://www.cnabrasil.org.br/influenza-aviaria