Agro

Safra de cana em AL será mais curta e menor que o esperado

Com a falta de chuvas, a maioria das usinas termina Ma moagem em fevereiroe

Por redação com Assessoria 15/01/2017 17h05
Safra de cana em AL será mais curta e menor que o esperado

O Sindaçúcar-AL divulgou o boletim de produção quinzenal (nº 08) da safra 2016/2017, que informou um aumento de mais de 9% na moagem de cana, com relação ao ciclo passado. No total, foram moídas mais de 11 milhões de toneladas de cana, até o dia 31 de dezembro Sem chde 2016.

Segundo o presidente do Sindaçúcar, Pedro Robério Nogueira, a moagem está acelerada e, apesar de existir a expectativa de um percentual de aumento no volume final de produção, isso não é indicativo de que esta safra consiga ser superior ao que foi alcançado em 2015/2016.

"A moagem está acelerada por conta da falta de chuvas, o que pode ocasionar num término antecipado da safra, mas isso não significa que o volume final possa ser maior. Podemos ter um reflexo de produção menor. Está seco demais e todo mundo está moendo muito", explica o presidente do Sindaçúcar-AL.


 

Com a falta de chuvas a expectativa é que a safra de cana-de-açúcar 16/17 em Alagoas termine em Alagoas, com a maioria das usinas encerrando a moagem em fevereiro. Além disso, a expectativa de crescimento da produção vem diminuindo, com forte possibilidade de repetição dos volumes registrados na moagem anterior.


 


 

Produção


 

Com posição acumulada até o último dia de 2016, o levantamento técnico realizado com as usinas em operação no Estado apresentou a produção de 998.641 toneladas açúcar. Um aumento de 25% em relação ao mesmo período na safra anterior, quando foram produzidas 797.115 toneladas de açúcar.


 

A produção de etanol, anidro e hidratado, já chegou a 247.568 milhões de litros nesta safra. O combustível permaneceu, como vinha apresentando em outros levantamentos, com uma leve alta em relação ao ciclo 2015/2016, registrando um aumento de apenas 1,6%.