Agro

RF vai manter Álvaro Vasconcelos na Secretaria de Agricultura

Governador começa reforma administrativa e pode mudar até quatro secretários nos próximos dias

Por Redação com www.edivaldojunior.com.br 12/01/2017 17h05
RF vai manter Álvaro Vasconcelos na Secretaria de Agricultura

O governador Renan Filho iniciou a reforma administrativa do governo ainda em dezembro de 2016, com a troca de Jardel Aderico por Esvalda Bittencourt  no comando da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

Na segunda-feira, 9, Renan Filho empossou o novo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fernando Pereira, no lugar Antonio Pinaud.

As mudanças devem continuar na próxima semana. Entre as especulações, estão substituições de secretários na Saúde, Ciência e Tecnologia, Cultura, Espores e Trabalho.

No começo da semana o governador acabou de vez com as especulações de uma possível mudança na Secretaria de Agricultura, após uma longa conversa com o senador Fernando Collor (PTC).

No encontro, RF e Collor, como antecipou o Jornal de Alagoas, apararam as arestas e se reaproximaram politicamente. O senador também elogiou o trabalho de Álvaro Vasconcelos, secretário de Agricultura.

A Seagri, como se sabe, está na cota do senador, embora o secretário Álvaro Vasconcelos também tenha apoio do setor produtivo rural do Estado.

Com a permanência de Álvaro na Seagri,  os laços políticos entre Collor e Renan Filho estão mantidos.

O próprio Álvaro conversou, segundo alguns dos seus amigos mais próximos, com o senador várias vezes nos últimos dias. Collor sinalizou que aprova seu trabalho e que ele deve continuar à frente da Pasta.

O que não muda

Não existe, claro, ninguém garantido em cargo algum. Mas  pelo que se sabe, Renan Filho não tem a menor intenção de mudar a maioria dos secretários.

Entre os que foram alvo de especulações e seguem no governo estão Mellina Freitas (Cultura) e Ênio Lins (Comunicação). Resta saber se Claúdia Simões (interina na Mulher e Cidadania) será efetivada no cargo.

Christian Teixeira (Seplag), Fábio Farias (gabinete Civil) e George Santoro (Fazenda) continuam no núcleo duro do governo, com atuação mais próxima do governador.  

Garantidos no cargo estão os secretários de Finanças (George Santoro), de Educação (Luciano Barbosa) que acumula o cargo de vice-governador e mais recentemente o secretário de Agricultura (Álvaro Vasconcelos) também ganhou blindagem no governo peemedebista.