Agro

Asplana cobra instalação da Câmara Setorial da Cana

Edgar Filho diz que colegiado vai mediar diálogo no setor

08/01/2017 04h04
Asplana cobra instalação da Câmara Setorial da Cana

O presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana), Edgar Filho, revela que é grande a expectativa do setor sucroalcooleiro com a instalação da Câmara Setorial da Agroindústria Canavieira do Estado de Alagoas, prevista para este mês.

A Câmara Setorial da Cana foi criada pelo governador Renan Filho em setembro 2016, mas ainda não foi instalada. A Asplana tem cobrado do governo do Estado o ato de instalação.

“Com este colegiado vamos aproximar as unidades industriais com fornecedores de cana e trabalhadores do setor canavieiro, com a mediação do governo do Estado. Desta forma, acredito que vamos caminhar de forma mais coesa no ano de 2017”, afirmou Edgar Filho.

O presidente da Asplana, entidade que representa mais de cinco mil fornecedores de cana, lembrou que o setor sucroenergético responde por mais de 20% da PIB do Estado.

“Apesar de todas as dificuldades, a atividade canavieira ainda é o motor da economia alagoana. Então, esta ação de parceria é muito importante para o estado”, destacou Edgar Filho.

A Câmara, que foi criada pelo governador Renan Filho, por meio do decreto nº 50.333, de 12 de setembro/2016, terá como atribuições, além de orientar e discutir políticas, traçar estratégias e diretrizes relativas à produção, beneficiamento, industrialização e comercialização da cana e derivados.

 

Caberá a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura presidir a Câmara e prestar apoio técnico/operacional ao colegiado.

O secretário de Agricultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos, informo a Edgar Filho que a instalação da Câmara Setorial estava prevista para dezembro passado, mas foi adiada em função da agenda do governador. Uma nova data será marcada para este mês de janeiro.