Turismo

Escola do Turismo de Alagoas oferece 125 vagas em cursos gratuitos

Capacitações gratuitas em inglês para o turismo e oficinas gastronômicas serão realizadas em Maceió, Coruripe e Limoeiro de Anadia, com inscrições abertas.

Por Agência Alagoas 25/06/2026 17h05
Escola do Turismo de Alagoas oferece 125 vagas em cursos gratuitos
Cursos gastrômicos acontecem na Carreta-Escola do Senac - Foto: Thyeres Medeiros / Ascom Setur

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) anunciou a abertura de 125 vagas gratuitas para os cursos do Programa Escola do Turismo, que nesta etapa contemplam os municípios de Maceió e Coruripe, com foco em idiomas e gastronomia. O objetivo é aprimorar a mão de obra local e fortalecer o setor turístico no estado.


Em Maceió, estão disponíveis 25 vagas para o curso Inglês para o Turismo e Hospitalidade. As aulas começam em 3 de julho, no Senac Poço, e acontecem às segundas e sextas-feiras, das 13h às 17h. Interessados podem se inscrever pelo site oficial.


No município de Coruripe, na comunidade Pindorama, o programa oferece um circuito intensivo de oficinas gastronômicas, com 17 vagas por turma, realizadas na Carreta-Escola do Senac. As capacitações acontecem entre 7 e 10 de julho. As inscrições podem ser feitas neste link.


Cursos disponíveis em Coruripe:

• Bolo de rolo: 07/07, das 14h às 18h

• Bolinho de carne do sol: 08/07, das 8h às 12h

• Brownie: 08/07, das 14h às 18h

• Bobó de camarão: 09/07, das 14h às 18h

• Massa folhada salgada: 10/07, das 8h às 12h

• Cupcakes: 10/07, das 14h às 18h


Segundo o secretário de Turismo de Alagoas, Paulo Kugelmas, a qualificação é fundamental para elevar o padrão dos serviços turísticos. “Quando capacitamos quem recebe o turista, seja ensinando um novo idioma ou aprimorando a nossa culinária, elevamos a experiência de quem nos visita e geramos mais oportunidades e renda para os alagoanos. O Programa Escola do Turismo existe justamente para transformar vidas na prática”, destaca o secretário.


Cursos em andamento em Limoeiro de Anadia


No município de Limoeiro de Anadia, também estão sendo ofertados cursos em parceria com o Senac/AL, realizados na unidade móvel Carreta Escola, equipada com cozinha industrial. As aulas começaram em 25 de junho e seguem até 2 de julho. Ainda há vagas remanescentes, que podem ser preenchidas clicando aqui.


Cursos disponíveis em Limoeiro de Anadia:

• Bobó de camarão: 26/06, das 8h às 12h

• Tilápia empanada com purê de abóbora: 26/06, das 14h às 18h

• Bolinho de carne do sol: 30/06, das 8h às 12h

• Brownie: 30/06, das 14h às 18h

• Massa folhada salgada: 01/07, das 14h às 18h

• Moqueca de tilápia: 02/07, das 8h às 12h

• Cupcakes: 02/07, das 14h às 18h