Turismo

Alagoas tem 44 municípios no Mapa do Turismo 2026/2027

Cidades validadas pelo Ministério do Turismo podem acessar recursos; prazo segue até abril para novas adesões

Por Redação 01/04/2026 11h11 - Atualizado em 01/04/2026 11h11
Alagoas tem 44 municípios no Mapa do Turismo 2026/2027
Inclusão no programa federal garante acesso a recursos e fortalecimento do setor turístico - Foto: Reprodução

Alagoas já conta com 44 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro na edição 2026/2027. A certificação, vinculada ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, permite acesso a programas, projetos e recursos federais voltados ao desenvolvimento do setor.

Os municípios validados estão distribuídos em sete regiões turísticas do estado, com prazos de vigência até 2027, conforme a entrega da documentação exigida.

Na região Cânions do São Francisco, integram o mapa Delmiro Gouveia, Piranhas, Água Branca, Pão de Açúcar, Belo Monte, Olho d’Água do Casado e Pariconha. Já na Costa dos Corais estão Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi, Passo de Camaragibe, Porto Calvo e São Miguel dos Milagres.

Na região Caminho das Águas, foram validados Feliz Deserto, Marechal Deodoro, Jequiá da Praia, Pilar, Coqueiro Seco, Coruripe, Barra de São Miguel, São Miguel dos Campos e Penedo. Na Região Metropolitana, Maceió também integra o mapa como um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Na região da Caatinga, estão Mata Grande, Maravilha, Olho d’Água das Flores e Santana do Ipanema. No Agreste, a lista inclui Boca da Mata, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Teotônio Vilela, Arapiraca e Campo Alegre.

A Região dos Quilombos reúne o maior número de municípios, com 11 cidades: Capela, Ibateguara, Atalaia, Maribondo, Chã Preta, Mar Vermelho, Murici, São José da Laje, União dos Palmares, Viçosa e Tanque d’Arca.

Para integrar o Mapa do Turismo, os municípios precisam cumprir critérios como possuir órgão responsável pela área, dotação orçamentária específica, ao menos um prestador de serviço turístico cadastrado no Cadastur, além de conselho municipal ativo e adesão formal ao programa federal.

O prazo para envio de documentação segue até o fim de abril. Municípios que ainda não concluíram o processo poderão garantir ou renovar a certificação dentro desse período.