Turismo
Maceió é apontada como destino líder do turismo brasileiro para 2026
Capital alagoana entra no seleto grupo de "destinos campeões" da Braztoa, ao lado de gigantes como Rio de Janeiro e São Paulo
Maceió consolidou sua posição como um dos eixos estratégicos do turismo nacional para 2026. Segundo o boletim mais recente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital alagoana foi classificada como um destino de "liderança e força comercial", destacando-se pela alta demanda e presença constante nos portfólios das maiores operadoras do país.
O levantamento, realizado em parceria com a Sprint Dados, coloca Maceió no grupo dos "campeões" de vendas, dividindo o protagonismo com destinos como Porto de Galinhas, Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu.
O que faz de Maceió um destino líder?
A análise da Braztoa considera fatores que vão além das belezas naturais. Maceió se destacou em outros aspectos, como a conectividade aérea, com a ampliação do acesso e facilidade de voos, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, oferta que integra sol e mar, gastronomia, cultura e bem-estar, o uso de dados para planejar ações promocionais e qualificar serviços e a capacidade de adaptar o destino às novas demandas dos viajantes modernos.
Para o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto entre o setor público e privado. “Esse resultado reflete um posicionamento sólido. Estamos investindo em infraestrutura e diálogo permanente com o trade para garantir que Maceió seja competitiva o ano inteiro, e não apenas na alta temporada”, afirma.
Foco internacional e sustentabilidade
Com o mercado consolidado em 2026, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) agora mira novos horizontes. A secretaria irá focar na expansão internacional e ampliar a visibilidade da marca Maceió fora do Brasil, além de alinhar as políticas públicas às exigências do turismo do futuro e reforçar campanhas com companhias aéreas e redes hoteleiras para converter visibilidade em fluxo real de turistas.
O reconhecimento da Braztoa é considerado decisivo, já que as operadoras associadas são as principais responsáveis pela montagem de pacotes e distribuição do turismo de lazer no país, influenciando diretamente o que chega às vitrines das agências de viagens.


