Turismo
Sebrae debate inovação e sustentabilidade no turismo alagoano
Seminário reuniu mais de 200 pessoas e fortaleceu conexão entre agências de Alagoas e da Paraíba

O Sebrae Alagoas promoveu, nesta terça-feira (5), em sua sede em Maceió, o 1º Seminário de Turismo Carbono Neutro da instituição. Com mais de 200 participantes entre empreendedores, especialistas, agentes públicos e representantes de instituições do trade turístico, o evento se consolidou como um marco para o setor, ao reunir conteúdo qualificado, oportunidades de negócios e um compromisso inédito com a sustentabilidade ambiental.
O seminário trouxe para o centro do debate temas como turismo responsável, personalização da experiência do viajante, diversidade, regeneração e descarbonização — conceito que norteou inclusive toda a organização do encontro, o primeiro do Sebrae Alagoas a adotar uma política de neutralização das emissões de carbono.
Ao longo do dia, o público acompanhou palestras com nomes de destaque nacional, como Fred Alecrim, Cassio Garkalns, Ana Clévia Guerreiro, Marianne Costa e Carlos Filho. Também foram apresentados cases de sucesso locais, como o do NúcleoTur Alagoas, representado por seu presidente, Diogo Acioli, e a diretora de marketing, Carlla Marques. O evento foi encerrado com um painel dinâmico que discutiu o futuro das viagens sob a ótica da personalização, diversidade e regeneração.
Conexão Alagoas x Paraíba
Uma das ações paralelas estratégicas do seminário, foi o encontro entre agências de turismo de Alagoas e da Paraíba, com o objetivo de estreitar laços comerciais, fomentar parcerias e promover a troca de experiências entre empresários dos dois estados. A articulação foi conduzida pela analista do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, em parceria com a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim.
“O seminário não foi apenas um espaço de aprendizado e atualização profissional, ele também gerou conexões reais. Além da programação principal, promovemos uma reunião de negócios entre o grupo de agências da Paraíba e o NúcleoTur Alagoas, que reúne agências locais. Essa troca entre estados vizinhos é fundamental para gerar parcerias de ‘ganha-ganha’, fortalecer o turismo regional e ampliar oportunidades para ambos os lados”, explicou Amanda Pinto.
A empreendedora Suzana Espinosa, que integra o NúcleoTur, destacou a importância desse tipo de evento para aprimorar os serviços das agências locais. “Participar do seminário foi essencial para abrir a mente e renovar ideias. Em um mercado tão dinâmico, precisamos estar sempre atualizados, buscando inovação e oferecendo experiências personalizadas para cada cliente. Além disso, momentos como esse são fundamentais para o networking e para trocarmos vivências com outras agências, entendendo que não estamos sozinhas e que, juntas, podemos encontrar soluções e crescer como um verdadeiro ecossistema”, afirmou.
Já a paraibana Carmen Kécia, empreendedora no ramo de receptivos e viagens no estado da Paraíba, reforçou o valor da troca entre agências. “Trabalhamos com turismo de experiência e estamos sempre em busca de vivências autênticas ligadas à cultura local. Estar aqui em Maceió, participando de um evento como esse, é uma oportunidade valiosa de aprender, trocar ideias e fortalecer nosso trabalho”, descreveu.
Para Regina Amorim, gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, a iniciativa fortalece a atuação em rede e mostra que esse é o caminho para o crescimento dos pequenos negócios. “Essa troca entre agências da Paraíba e de Alagoas fortalece a rede regional de turismo e mostra que, quando pequenos negócios se conectam, eles se tornam mais competitivos. O ‘olho no olho’ e a colaboração são fundamentais para transformar o turismo em motor de desenvolvimento”, destacou.
Carbono neutro: um marco para o Sebrae Alagoas
Pela primeira vez, o Sebrae Alagoas realiza um evento com a certificação de carbono neutro, um marco que coloca a instituição em sintonia com as principais pautas globais de sustentabilidade e responsabilidade climática. “Esse seminário representa uma virada de chave. É o primeiro evento do Sebrae Alagoas com pegada carbono neutro, e mostra, na prática, que é possível unir conteúdo de qualidade com compromisso ambiental real. A escolha por fornecedores conscientes, a reutilização de materiais, o cuidado com os resíduos e a compensação das emissões mostram que sustentabilidade não é mais tendência, é responsabilidade. Estamos felizes por fazer parte desse processo”, afirmou Vilena Silva, CEO da Compensei, startup responsável pelo cálculo e compensação da pegada de carbono do evento.
A iniciativa envolveu ações como medição de emissão individual dos participantes, otimização de recursos, reaproveitamento de lonas em brindes e preparação de fornecedores para práticas sustentáveis.
Para o Sebrae Alagoas, o seminário representa mais do que um evento bem-sucedido: é um exemplo concreto de como a inovação e a sustentabilidade podem caminhar juntas em benefício do desenvolvimento regional.
“O turismo precisa caminhar lado a lado com a sustentabilidade, com a inclusão e com a inovação. Foi isso que buscamos promover neste seminário: um ambiente onde as experiências possam inspirar e provocar mudanças reais. Queremos continuar sendo ponte entre os que fazem o turismo acontecer em Alagoas e as grandes tendências do setor no Brasil e no mundo”, concluiu a analista do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto.
