Turismo

Festival Gastronômico de Piranhas movimenta sertão alagoano

Com apoio do Sebrae, evento vai reunir chefs e restaurantes para promover o turismo na região

Por Assessoria 25/08/2023 15h03
Festival Gastronômico de Piranhas movimenta sertão alagoano
A tradição culinária do sertão do São Francisco deve atrair um grande número de visitantes para a região dos cânions - Foto: Divulgação

O 2° Festival Gastronômico de Piranhas já tem data marcada para levar mais sabor para o Alto Sertão de Alagoas. No próximo final de semana, nos dias 26 e 27 de agosto, o Centro Histórico do município será tomado pelo cheiro de muita comida boa que vai sair das ilhas gastronômicas montadas na Praça do Giradouro, que também terá aulas-show com chefs renomados, apresentações culturais e exposição de artesanato local.

São 13 restaurantes com presença confirmada na programação, trazendo para o público pratos exclusivos ao valor de R$ 20 cada. Tudo ao som de bandas de pífano, apresentação de xaxado e outras atrações musicais com artistas locais.

“Esse evento tem por objetivo apresentar a riqueza gastronômica de Piranhas e região. Os restaurantes participantes estarão comercializando pratos produzidos a partir de ingredientes cultivados em nossa terra, valorizando assim a nossa produção local”, explica Lidyane Bezerra, analista do Sebrae Alagoas.

“Com o festival, o destino turístico de Piranhas e a região dos Cânions do São Francisco ganham visibilidade à medida que a divulgação do evento acontece, atraindo assim mais turistas e beneficiando a movimentação econômica de um lugar que vive e respira o turismo”, completa a analista.

A instituição é parceira na realização do festival pela segunda vez, apoiando a Prefeitura de Piranhas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Abrasel Alagoas, Governo do Estado e a empresa Sococo. Um convênio entre a Setur Alagoas e a Abrasel possibilitou a vinda de 12 Jornalistas do Sudeste para o festival, potencializando a divulgação do evento e das atrações da região, segundo informou o secretário de Cultura e Turismo do município, Eduardo Clemente.

Apoio


Ela revela que o Sebrae realizou capacitações em Boas Práticas dos Serviços de Alimentação e Controles Financeiros para os empresários que vão participar do festival. Além disso, também fez o estudo do espaço e elaborou o projeto arquitetônico do evento, com toda a ambientação interna, que conta com espaço para as aulas, palco para atrações musicais, estandes e espaço instagramável.

“O principal motivo para esse apoio é promover os pequenos negócios, seus produtos e aumento da sua visibilidade, além de valorizar os empresários locais. Nossa intenção é incentivá-los e despertar entre eles o sentimento de pertencimento e do reconhecimento que são os grandes atores da transformação local, que se dá através do empreendedorismo”, afirma.

O acesso ao 2° Festival Gastronômico de Piranhas é gratuito e a programação vai das 17h às 22h.