Turismo

Prefeitura destaca importância do turismo gastronômico na abertura da 10ª Semana do Conhecimento da Abrasel

Abertura aconteceu nesta segunda-feira (3); evento conta com apoio da Semtur e visa discutir as tendências do mercado de alimentação fora do lar após a pandemia da Covid-19

Por Ascom Semtur 04/07/2023 17h05 - Atualizado em 04/07/2023 17h05
Prefeitura destaca importância do turismo gastronômico na abertura da 10ª Semana do Conhecimento da Abrasel
Gastronomia é um dos principais motivos que atrai turistas para Maceió - Foto: Cláudia Leite / Ascom Semtur

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de Maceió participou da abertura da 10ª Semana do Conhecimento nesta segunda-feira (3), no bairro Pajuçara. Iniciativa da Abrasel em Alagoas, o encontro conta com apoio da Semtur e visa discutir as tendências pós-pandêmicas para o mercado de alimentação fora do lar em Alagoas.

Para o secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, o evento é necessário para valorizar a gastronomia local, setor que emprega milhares de pessoas todos os anos.

“A gastronomia local é um importante aspecto cultural e turístico que atrai visitantes de diferentes lugares. Ao investir nesse setor, é possível criar novos empregos e oportunidades de renda para os maceioenses, além de tornar Maceió ainda mais competitivo no mercado nacional e internacional. Então, esse é mais um importante evento realizado pela Abrasel, que contribui muito para a melhorias no setor”, destacou.

Durante a cerimônia de abertura, a secretária-adjunta da Semtur, Josi Mendes, agradeceu a parceria com a Abrasel, recepcionou os especialistas que vieram à cidade e destacou a importância do turismo gastronômico para o turismo de Maceió.

“Hoje a gente sabe que o segmento de gastronomia é o segundo motivo que mais atrai turistas para Maceió, não somente a combinação sol e mar. Os gastos, por exemplo, com alimentação estão entre as principais despesas dos visitantes brasileiros. Então, a gente fica muito feliz em receber um evento como esse. Parabéns a todos”, frisou.

O presidente da Abrasel em Alagoas, Marcus Batalha, apontou a força do setor de alimentação fora do lar na geração de emprego e renda no estado. “Só esse setor emprega mais de 16 mil pessoas em Alagoas. É uma força muito grande. Junto com a hotelaria, são mais de nove mil trabalhos. Então, o setor é uma peça importante na economia do estado", reafirmou.