Turismo

Turismo leva estudantes a conhecer o bairro Pontal da Barra em Maceió

Iniciativa estimula imersão dos alunos de Turismo do Ifal no charmoso bairro que reúne numa mesma região, história, arte, cultura e meio ambiente

Por Redação com Ascom Semtur 19/06/2023 15h03
Turismo leva estudantes a conhecer o bairro Pontal da Barra em Maceió
Secretaria de Turismo de Maceió realizará mais uma excursão socioeducativa no dia 22 deste mês em Ipioca. - Foto: Shelton Melo (estagiário)/Ascom Semtur

Colocando as mãos na lama e em mudas de mangue às margens da lagoa Mundaú, conhecendo a arte criativa do bordado filé e a rotina de pescadores; sentindo o ecossistema natural e o valor histórico, cultural e turístico do Pontal da Barra. 

Foi assim que estudantes do curso de Turismo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus da capital, vivenciaram um tour no bairro, na última sexta-feira (16). O passeio foi oferecido pela Secretaria de Turismo Semtur de (Maceió).

A ação faz parte da campanha “Somos Todos Meio Ambiente" e visa conscientizar os estudantes sobre a conservação ambiental, além de mostrar as potencialidades da região, com o ecoturismo, segmento que ajuda a movimentar a economia no País.

Os participantes aproveitaram a excursão como estímulo à vida profissional. Não faltaram registros fotográficos do artesanato local, das lojinhas, da lagoa Mundaú, das ruas, dos moradores, do vai e vem no bairro. O semblante curioso e de respeito entre eles foi grande quando conheceram um pouco da vida e do trabalho da artesã Maria Laís, 68 anos.

A artesã aprendeu a arte do bordado desde pequena e hoje ensina as netas. “Meu maior prazer é expandir minha arte, tentar ensinar outras pessoas”, afirmou. O sorriso dela foi contagiante quando vendeu uma de suas obras durante a visita: um quadro retratando Tiradentes.

O uso da arte filé como narrativa chamou atenção da estudante Rebeca Santos. Uma das mais empolgadas durante o tour guiado. A engenheira química falou sobre a experiência de ter emergido nos percalços dos moradores e na riqueza do bairro pela primeira vez.

“Apesar de morar em Maceió, nunca tinha visitado o Pontal. Aprender sobre a cultura, o artesanato e a vivência dos moradores foi incrível. Tem muita coisa bonita aqui para mostrar aos maceioenses e turistas. O bairro só precisa ter mais visibilidade, nas redes sociais, por exemplo, um perfil oficial", afirmou.

Sereno, o estudante César Levi foi um dos mais atentos durante um bate-papo com Anderson Santos, pescador no bairro há mais de 30 anos, e com Mayres Nascimento uma das fundadoras do negócio de impacto socioambiental “Nosso Mangue”. Ela conversou com os estudantes sobre algumas espécies de mangue, seus benefícios para o meio ambiente e mostrou mudas produzidas por alunos da Escola Municipal Silvestre Péricles, que fica no Pontal da Barra.

O estudante, que está no primeiro período do curso no Ifal, já esteve no Pontal em outra oportunidade para coletar e analisar amostras de água da lagoa Mundaú. Desta vez, voltou ao local e viu uma produção de mangue inspiradora.

“Essa vivência é importantíssima para minha formação. Enquanto futuro gestor de turismo, preciso saber como é o turismo da minha cidade, do meu bairro, para poder ajudar minha comunidade da melhor maneira possível”, disse.

Rebeca e César foram acompanhados pela coordenadora de extensão do Ifal, Karina Alves, que sempre vai ao bairro a lazer com familiares. Ela reiterou a importância do tour guiado e disse que os estudantes vão produzir um relatório sobre a experiência.

“Eles ficaram maravilhados com tudo. Inclusive, combinamos de organizar um relatório visual, uma construção colaborativa, sobre o que tem no bairro relacionado ao setor turístico. Queremos dar um retorno à população e à Semtur, para dar mais visibilidade ao bairro, trazer mais turistas e ouvir os moradores”, revelou.

A presidente da Associação das Artesãs do Pontal da Barra, Valéria Correia, também recepcionou e acompanhou os estudantes. “É sempre bom ter um olhar de fora sobre nossa riqueza do bairro, nosso dia a dia, nossos problemas, porque sabemos que essa informação será levada adiante”, destacou.

Mês do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) de Maceió realizará mais uma excursão socioeducativa no dia 22 deste mês no bairro Ipioca. Para saber mais, clique aqui.