Turismo

Turismo em AL terá gestão modernizada com análise de dados e resultados, garante nova secretária

Secretária de estado aos 28 anos, Bárbara Braga aposta na criação de um setor de pesquisa para promover o Destino Alagoas: “Vamos dar um novo fôlego para a pasta”, garantiu

Por Vinícius Rocha 07/01/2023 07h07 - Atualizado em 07/01/2023 13h01
Turismo em AL terá gestão modernizada com análise de dados e resultados, garante nova secretária
Bárbara Braga e Paulo Dantas - Foto: Pei Fon/Agencia Alagoas

Bárbara Braga é a mais nova secretária de estado de Alagoas. Aos 28 anos, ela assume a recém-criada secretaria de Turismo (Setur), desmembrada da pasta do Desenvolvimento Econômico a partir da Lei Delegada nº48, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia de 2022.

A gestora, advogada por formação, tem oito anos de experiência na gestão pública. Ela foi chefe de gabinete na Sedetur e na Educação, acompanhando o ex-secretario e agora deputado federal, Rafael Brito. Depois, foi assessora especial do governador Paulo Dantas (MDB)

Empossada em dois de janeiro, ela foi indicada para o novo governo de Dantas pelo trade turístico, a partir da promessa de campanha, agora cumprida, de criação de uma pasta exclusiva para tratar das atividades turísticas.

Os desafios são grandes, ela admite, em entrevista exclusiva ao Jornal de Alagoas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços contribui com quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e o turismo é sua principal atividade econômica, empregando direta e indiretamente milhares de alagoanos.

“É uma grande responsabilidade e um desafio ainda maior, talvez o mais expressivo da minha vida. Mas posso afirmar com convicção que estamos animados e preparados para garantir o protagonismo que o Turismo necessita em Alagoas”.

Uma das novidades da pasta, segundo a secretária, é a criação de uma estrutura para planejamento das atividades, análise de benchmarking - melhorias de práticas de gestão - e gestão de indicadores; outra relacionada à infraestrutura logística do turismo, abarcando todas as demandas de capacitação, qualificação, regionalização, planos diretores, planos de desenvolvimento integrado, mapa do turismo, dentre outras funções.

“Montamos um organograma estratégico e bem completo que vai nos dar alicerce para não só a manutenção, bem como a ampliação dos programas, projetos e ações exitosas que vêm sendo executadas pelo Governo de Alagoas no âmbito do turismo”, explicou Bárbara.

A gestora conta que devido ao momento de alteração da estrutura organizacional da administração pública, pôde realizar a inclusão de um setor de pesquisa, planejamento e gestão de indicadores, metas e resultados.

“Isso será essencial para conseguirmos analisar boas práticas realizadas no mercado nacional e internacional para que, sendo viáveis, possamos internalizar os resultados e aplicá-los em nossas ações. Tudo tem de ser pensado e estamos abertos a novas propostas, desde que claro, estejam dentro do escopo da legalidade e orçamento.

Um dos objetivos primários da nova pasta é a extensão do Destino Alagoas, programa do governo que promove o estado no Brasil e no mundo. Agora, a Setur quer ampliar as ações de marketing e também a captação de novos voos, além do fortalecimento da participação da pasta em feiras e eventos. O objetivo é consolidar a marca.

E nem só de praia vive o Destino Alagoas. Outro ponto que será trabalhado, garante a secretária, é a potencialização das regiões inclusas no Mapa do Turismo, através da capacitação e qualificação na prestação dos serviços, bem como auxílio na melhoria da infraestrutura local, incentivando, assim, a regionalização de eventos, passeios e rotas gastronômicas.

Atualmente Alagoas conta com 7 regiões turísticas estabelecidas: Grande Maceió, Cânions do São Francisco, Costa dos Corais, Região dos Quilombos, Caatinga, Agreste e Lagoas, Mares e Rios do Sul.

Bárbara acredita que o uso das mídias digitais são uma estratégia para diversificar os destinos Alagoas. “É importante fazer com que a realidade de nossas belezas chegue da melhor forma ao nosso mercado emissor, seja ele nacional ou internacional. Tendo isso em mente precisamos reter esse turista, conquistá-lo para que retorne ao Destino Alagoas e para isso são necessárias sempre melhorias e ampliação na prestação dos serviços, assim como investimentos em infraestrutura, que já vêm sendo operacionalizadas”, frisou.

As parcerias com a iniciativa privada são outros vetores de desenvolvimento do setor, mas antes, para Braga, é preciso se ambientar com as demandas que estão em andamento. “É tempo de dialogar e organizar a casa”.

O turismo ecológico, sustentável e histórico também será trabalhado pela nova Setur. De acordo com a gestora a atividade turística está implicitamente ligada à sustentabilidade, citando como exemplo a certificação Bandeira Azul, recebida pela Praia do Patacho, em Porto de Pedras, Litoral Norte do estado e que Alagoas também lidera o ranking do Nordeste de certificação do Selo Turismo Responsável, emitido pelo Ministério do Turismo.

“Contamos também com o selo Safe Travels, da WTTC, uma certificação internacional de segurança sanitária. Atualmente, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) concede esse reconhecimento aos municípios alagoanos, tendo já reconhecido os municípios de Maceió, Porto de Pedras, Maragogi, Penedo, entre outros”, garante.

Ela diz que chega para somar esforços com toda a equipe que já faz o turismo em Alagoas e credita ao dinamismo do governo Paulo Dantas, um dos diferenciais positivos da gestão. Bárbara quer levar essas qualidades também para a nova secretaria e afirma: “Vamos dar um novo fôlego para a pasta fortalecendo ações estruturantes já existentes e que já estão dando muito certo e focar na promoção do destino, ampliação da malha aérea, projetos de regionalização e marketing estratégico”.