Turismo

Competitividade no turismo alagoano em Penedo, Coruripe e Barra de São Miguel é discutida em palestra

O palestrante Luiz Barreto trouxe informações sobre as tendências, oportunidades e desafios para o fortalecimento do turismo no sul de Alagoas

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa 21/10/2022 14h02 - Atualizado em 21/10/2022 14h02
Competitividade no turismo alagoano em Penedo, Coruripe e Barra de São Miguel é discutida em palestra
Competitividade no turismo alagoano foi discutida em palestra do Sebrae Alagoas - Foto: Divulgação

Nesta semana, de 18 a 20 de outubro, o Sebrae Alagoas realizou gratuitamente a palestra ‘Competitividade no Turismo de Alagoas’, respectivamente, na Agência Integrada de Atendimento do Sebrae em Penedo, na Câmara Municipal de Coruripe e na Escola Municipal Médea Cavalcanti de Albuquerque, na Barra de São Miguel.

Reunindo membros do trade turístico da região e representantes das instâncias turísticas de Alagoas, as palestras disseminaram conhecimento sobre o tema para levar a reflexão sobre sucesso e sustentabilidade dos pequenos negócios, frente aos desafios do cenário atual dentro do turismo.

A palestra, ministrada pelo especialista em empreendedorismo, gestão empresarial e pequenos negócios, Luiz Barreto, trouxe informações sobre as tendências, oportunidades e desafios para o fortalecimento da competitividade do turismo em Alagoas. Luiz Barreto já foi ministro do Turismo, no período de 2008 a 2010, e presidente do Sebrae Nacional, de 2011 a 2015.

De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, como o turismo é uma das principais atividades econômicas do Estado, o trade turístico precisa ter conhecimento do que está acontecendo no setor para promover inovações e experiências diferenciadas para os visitantes locais, sem deixar de fortalecer a governança dos destinos e usar a tecnologia e a sustentabilidade como eixo transversal em todas as ações.

“Essas palestras foram importantes para mostrar dados e informações mais aprofundadas sobre o turismo em âmbito nacional, regional e local, levando em consideração as tendências e oportunidades para os empreendedores do turismo, para que eles tenham em mente como transformar os recursos em produtos competitivos e como potencializar os impactos positivos do turismo e aproveitar as transformações do mercado”, afirmou.