Turismo

Marco dos Corais atrai centenas de pessoas e se consolida como ponto turístico em Maceió

Maceioenses e visitantes aproveitaram o dia de sol para visitar o novo empreendimento turístico; comerciantes comemoram vendas

Por Isabelle Guedes e Natália Brasileiro, estagiárias sob supervisão da editoria 11/07/2022 14h02 - Atualizado em 11/07/2022 16h04
Marco dos Corais atrai centenas de pessoas e se consolida como ponto turístico em Maceió
Clima de sol ajudou e moradores e turistas visitaram o Marco dos Corais nesta segunda-feira - Foto: Isabella Guedes

Após ter sido um espaço desativado por mais de 17 anos, o Marco dos Corais, construído sob as ruínas do antigo Alagoinhas, virou, como havia sido planejado, ''uma praça dentro do mar''. O novo ponto turístico tem atraído a população para mais uma área de lazer e contemplação das belezas da capital alagoana. Selfies com a paisagem do mar de Maceió ao fundo, piqueniques em família, passeios com os animais foram algumas das atividades observadas quando o Jornal de Alagoas foi conhecer a nova instalação.

Inaugurado há cerca de um mês, o Marco dos Corais já se notabilizou como um espaço de visitação gratuito para o púbico maceioense e para visitantes que estão na capital alagoana. Tem gente que, inclusive, está lucrando com a novidade na praia de Ponta Verde. É o caso de Jardel, ambulante que vende bebidas na região. Há 5 meses fixou suas vendas próximo ao antigo Alagoinhas e observou a mudança após a inauguração do novo Marco dos Corais.

"As vendas melhoraram muito depois dele [Marco de Corais], aqui tem movimento todo dia. Antes a gente trazia 50 cocos e voltava pra casa, agora a gente tem que trazer de 80 pra cima. Ontem [domingo] foram 150 cocos e acabou. Graças a Deus dá pra tirar a diária sossegado". 

Neste domingo (10), fez sol em Maceió após semanas de chuva. O bom tempo ajudou e, de acordo com o relato de testemunhas ao Jornal de Alagoas, centenas de pessoas, talvez milhares, visitaram o Marco dos Corais, onde artistas, mímicos, estátuas humanas e músicos se apresentavam no entorno da atração junto a comerciantes que ofereciam seus produtos para turistas e moradores que misturados apreciavam as belezas da Praia de Ponta Verde e Pajuçara no novo empreendimento turístico da capital das Alagoas.

Maceioenses e visitantes aproveitam a nova instalação turística numa manhã de segunda-feira. Foto: Isabelle Guedes

O espaço cumpre uma função social e logo tornou-se local de convivência entre amigos, casais e famílias. Como é o caso de Maria de Lurdes e Arnaldo Pereira, que estavam acompanhados da filha Lidiane fazendo um piquenique. A família maceioense, que chegou a conhecer o antigo ponto, comparou as duas construções e entraram em acordo que o novo espaço é melhor.

"Era bem simples, não tínhamos essa visão nem toda essa abertura para ver o mar", observou Lurdes.


Apesar de todos os elogios que fizeram, Arnaldo pontuou que o governo deve investir em diversos outros pontos, para a população e para visitantes.

"O governo deveria investir em mais lugares como esse, quem vem de fora gosta de visitar esse tipo de ponto. Maceió tem muito a ser explorado, isso pode ser distribuído por outras regiões, ele [governo] tem dinheiro para conseguir fazer isso", afirmou.

Falando em visitantes, as mineiras Flávia e Isaura Guimarães rasgaram elogios à estrutura do local. Pela primeira vez em Maceió, as duas ficaram encantadas pela capital, e Flávia, que é arquiteta, revelou ter prestado bastante atenção aos detalhes do Marco dos Corais.

"Achei o projeto muito bacana, os materiais que foram utilizados, a combinação do concreto, das pedras, da madeira... estou ansiosa para vir aqui à noite, ver a questão da luminotécnica. Tem iluminação no piso, tem os postes, achei bem bonito o projeto", contou animada.

Placa marca o início da estrutura do Marco dos Corais. Foto: Isabelle Guedes

Funcionamento

O Marco dos Corais tem funcionamento todos os dias, das 7h às 23h de segunda à sexta-feira e, de sexta a domingo das 07h às 00h. Obra do governo do estado, o investimento foi de R$20 milhões.

No domingo, Marco dos Corais recebeu público massivo; comerciantes e artistas comemoraram.
Vídeo: Cortesia ao Jornal de Alagoas