Turismo

Com a chegada do frio, cidades com clima de inverno lideram preferência dos turistas

Destinos nacionais já registram aumento nas reservas de hotéis e demais atrativos turísticos

Por Redação com Ministério do Turismo 23/05/2022 21h09
Com a chegada do frio, cidades com clima de inverno lideram preferência dos turistas
Campos do Jordão (SP) tá no topo dos destinos preferidos para este período - Foto: Reprodução

A onda de frio chegou em diversas cidades do país e trouxe junto com ela a alta na procura por destinos turísticos com clima de inverno. Dados do site de viagens Decolar apontam que as buscas por hospedagens para estes locais cresceram 25% apenas na primeira quinzena de maio, em relação ao mesmo período de abril. Entre os destinos mais procurados, Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Foz do Iguaçu (PR) lideraram as preferências entre os internautas. A lista traz, ainda, Monte Verde (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Teresópolis (RJ) e Petrópolis (RJ).

De acordo com o ministro do Turismo, Carlos Brito, o Brasil possui diversos atrativos turísticos para quem curte esse período do ano. “Nosso país está pronto e cheio de opções para os turistas que desejam aproveitar as temperaturas mais baixas. Não é a toa que esses destinos são reconhecidos internacionalmente. Então, a expectativa é de que estes índices cresçam à medida que o inverno se aproxima”, destacou Brito.

Além das tradicionais cidades que o país possui para os apaixonados por frio, os turistas podem desfrutar de outros destinos de inverno, como é o caso de Domingos Martins (ES). Com belas paisagens montanhosas, ar puro e clima ameno, a cidade é uma boa opção para quem quer provar deliciosos queijos, cafés e licores. Além disso, entre os meses de junho e julho, os visitantes podem desfrutar dos tradicionais festivais de vinho e de inverno.

A cerca de três horas de Florianópolis (SC), Urubici (SC) é mais um destino brasileiro perfeito para curtir aquele friozinho. A região tem cânions e montanhas que conectam os turistas às belas paisagens catarinenses. Seu clima faz com que a cidade seja considerada uma das mais frias do país. Ainda em Santa Catarina, os viajantes podem aproveitar as baixas temperaturas de São Joaquim. Situada a mais de 1300 metros de altitude, é possível encontrar neve na cidade, visitar pomares de maçãs e passear pelas diversas vinícolas que têm na região.

Para quem curte também as montanhas, a Serra da Mantiqueira, que se estende entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, é um bom destino. Por ser uma região bastante gelada, o local encanta casais com atividades na natureza e com temperaturas que já chegaram abaixo de zero. Em São Paulo, Santo Antônio do Pinhal pode ser outro destino para eles. Apesar de pequena, a cidade possui vastos atrativos turísticos como cachoeiras, jardins, mirantes, além de charme e aconchego.

E como falar de frio, sem citar a Capital Nacional do Frio: Urupema (SC)? Uma das principais atrações no período é a “cascata que congela”, localizada no Morro das Torres, um dos pontos mais altos da região. Em decorrência do frio intenso, as águas da cachoeira chegam a congelar e formam estalactites que encantam os visitantes. Para os turistas que gostam de unir o frio a um bom vinho, Urupema é o destino ideal. A cidade faz parte da Rota dos Vinhos Finos de Altitude, caminho composto por 22 vinícolas e que passa por outros oito municípios catarinenses: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias.