Turismo

Um pedaço do Brasil em Madri

Capital espanhola tem em um de seus pontos turísticos - o Centro Cultural Casa de América - uma escultura intitulada “Menina do Brasil”

Por Redação com Ministério do Turismo 16/05/2022 19h07
Um pedaço do Brasil em Madri
As “Meninas do Brasil” representam, pela primeira vez, o Brasil na 4ª edição da exposição Meninas Madrid Gallery - Foto: Reprodução

Desde a última sexta-feira (13.05), o Centro Cultural Casa de América, um dos maiores e mais importantes da Espanha, conta com um pedacinho do Brasil. Trata-se de uma das três “Meninas do Brasil”. A cerimônia de entrega da obra contou com a presença do novo embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro; do diretor geral da Casa de América, Enrique Ojeda; e do idealizador do projeto Meninas Madrid Gallery, Antonio Azzato.

Marcaram presença, ainda, o diretor geral para Iberoamérica e Caribe do Ministério de Assuntos Exteriores da União Europeia, Xavier Martí; o diretor geral de Patrimônio Cultural, da prefeitura de Madri, Luis Lafuente; bem como a diretora geral da Paradigma Solutions, Cléo Costa.

“Estamos muito felizes com essa ação porque a partir de agora teremos um espaço fixo de promoção do Brasil nos jardins desse importante espaço cultural, estimulando que cada vez mais espanhóis visitem o nosso país”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

As “Meninas do Brasil” foram desenvolvidas com o objetivo de representar, pela primeira vez, o Brasil na 4ª edição da exposição Meninas Madrid Gallery, iniciada em novembro de 2021. O evento foi criado pelo artista e engenheiro industrial Antonio Azzato, natural da Venezuela, que teve como inspiração um dos quadros mais famosas da Espanha, “Las Meninas”, concebido pelo pintor espanhol Diego Velázquez em 1656 e que está em exposição no Museu do Prado.

Na última edição, o evento recebeu a participação de diferentes países e apresentou em Madri o trabalho de diferentes artistas. Os representantes brasileiros escolhidos para participar da exposição foram: Nonato Oliveira (Piauí); Aline Fraga Seelig (São Paulo) e Ricardo Carvalheira (Pernambuco), responsáveis pelas Meninas “Folclore Brasileiro”, “Brasil da Cabeça aos Pés” e “Pátria Amada”, respectivamente.

A obra doada na última semana foi a menina “Brasil da Cabeça aos Pés”, criada por Aline Fraga que apresenta as cores nacionais, elementos símbolos do Brasil: verde, amarelo e azul.