Turismo

Zeca Camargo enaltece paisagem “única e original” em Jequiá da Praia

O jornalista esteve na região, onde desbravou a lagoa que leva o nome da cidade

Por Redação com Assessoria 03/03/2022 13h01 - Atualizado em 03/03/2022 13h01
Zeca Camargo enaltece paisagem “única e original” em Jequiá da Praia
Lagoa de Jequiá - Foto: Reprodução

“A paisagem ali em Jequiá é o que eu chamaria de única e original”. É assim que o apresentador global e jornalista, Zeca Camargo, descreve a beleza do Rio e da Lagoa Jequiá, localizados na cidade de Jequiá da Praia, a 60km de Maceió, Litoral Sul de Alagoas. O jornalista esteve na cidade em 20 de fevereiro e publicou um artigo nessa quarta-feira, (02), na Folha de São Paulo.

Zeca Camargo esteve em Jequiá acompanhado da jornalista especialista em gastronomia alagoana, Nide Lins. Ele conta que ambos viajaram para a localidade atraídos pelo peixe Carapeba, tradicional iguaria da cidade e uma das principais fontes de alimento e renda da população jequiaense.

“Tudo tem a ver com um peixe chamado Carapeba. Ele está na capa do guia de Nide e não sem motivo. O primeiro deles é emocional: este era o peixe que seu pai, sempre muito bravo, como ela conta, trazia para a mesa para fazer as pazes com a filha depois de uma desavença”, discorre Zeca Camargo no texto.

No artigo, ele conta que teve todo apoio do jequiaense Alyson Cardoso, filho de pescadores, que estudou Biologia e hoje realiza passeios ecológicos pelo rio, conhecido como Rio Gelado, que desemboca na Lagoa Jequiá, a terceira maior do estado de Alagoas.

“Fomos então a uma preciosidade chamada Lagoa de Jequiá a pouco mais de uma hora da capital. Ali, Nide me apresentou Alyson Cardoso, filho de pescadores que resolveu estudar biologia e explorar de uma maneira interessante o lugar onde cresceu”.

Conta e complementa:
“Numa das nascentes que desembocam na lagoa, a certa altura ele convida o turista a cair na água e ser levado pela correnteza. As boias salva-vidas, tudo de que precisamos para entrar num outro plano com a natureza”.

Em seguida, Zeca Camargo faz questão de enaltecer o pirão de dona Ledinha, mãe de Alyson, a qual ele chama de “pirão dos deuses”.

“Mas eu nem sonhava com isso ainda enquanto deslizava naquelas águas geladas...
Com o corpo livre, a mente se soltava ainda mais. E, vendo as copas das árvores em cima de mim, eu só pensava em quantos lugares assim ainda vou descobrir no Brasil.
Não digo "assim" no sentido de lugares parecidos com esse. A paisagem ali em Jequiá é o que eu chamaria de única e original”, expõe Camargo.