Turismo

Turismo religioso: conheça lugares para visitar em Alagoas

Da beira do São Francisco ao Agreste alagoano, o estado conta vários atrativos e celebrações religiosas

Por Esther Barros, estagiária sob supervisão 11/02/2022 13h01 - Atualizado em 14/02/2022 05h05
Turismo religioso: conheça lugares para visitar em Alagoas
Igreja matriz de São José da Lage - Foto: Reprodução

Gilberto Gil já cantava “Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá” e a crença nela e nas mais diversas religiões leva milhares de pessoas a viajar. O turismo religioso no Brasil cresceu 61% nos últimos dez anos, segundo o IBGE. Alagoas não fica de fora deste segmento, já que da beira do São Francisco ao Agreste alagoano, o estado conta vários atrativos e celebrações religiosas.

Na cidade histórica de Penedo, que fica 170 km da capital Maceió, acontece a maior celebração à Bom Jesus dos Navegantes, com procissão fluvial pelo leito do Rio São Francisco que atrai milhares de pessoas. Durante a cerimônia cidade recebe cerca de 60 mil visitantes.



Aproveitar para conhecer as igrejas, museus e praças do centro histórico Penedo também é uma boa pedida. A gastronomia e o artesanato do município também são imperdíveis. Há também outras cidades ribeirinhas da região que contam com celebrações a Bom Jesus dos Navegantes, ainda que em menor proporção, como Pão de Açúcar e Traipu.

Na região Agreste do estado, tem Palmeira dos Índios que fica 140 km de Maceió, onde milhares de romeiros celebram Frei Damião em seu Santuário na cidade e o Cenáculo de Maria, sempre em meados de dezembro. Aproximadamente 40 mil pessoas estão município nesta época, participando de celebrações religiosas, procissões e shows católicos.

Outro atrativo da cidade é o Cristo de Goiti, que fica instalado no alto da Serra que tem mesmo nome. O pôr-do-sol por lá é imperdível e atrai cerca de 300 turistas todos os dias, durante a temporada de verão. 


Outro ponto turístico religioso importante no agreste alagoano é a Cidade de Maria, em Craíbas, município a 150 km de Maceió. Construída em 2006, o local ficou conhecido por ser uma área de peregrinação e oração. Cenográfica, a Cidade de Maria tem capacidade para 20 mil pessoas na plateia composta por 12 palcos elevados que reproduzem lugarejos, casebres, templos e ambientes da época de Jesus, além de cenários naturais ornamentados com pedras que imprimem um realismo à cena. 


Arapiraca que é considerada a capital do agreste, também tem seus atrativos de turismo religioso. A caminhada ao Morro Santo da Massaranbuda e a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho são os principais. A caminhada faz milhares de fiéis caminharem todos anos, na Santa-Feira da Paixão, cerca de 6,5 km da Catedral, localizada na parte central da cidade, até o Alto do Morro, em orações e louvores.

Já a cavalgada acontece em alusão ao Dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Bom Conselho que tem início ainda na cidade pernambucana que leva o nome da Santa e os fiéis percorrem a cavalo toda a distância até Arapiraca em romaria, passando por várias cidades de Pernambuco e Alagoas. 

Em Pilar, na região Metropolitana de Maceió, o atrativo é Santo Cruzeiro e Complexo Cultural e Religioso Dilma Moreia Canuto. Com um estátua de 24 metros de Nossa Senhora do Pilar, o lugar o lugar é ponto de peregrinação e orações de devotos de todo o estado.