Turismo

Experiência Nordeste Arretado chega a São Paulo para divulgar campanha que une quatro estados do NE

Evento faz parte da campanha Nordeste Arretado, que une Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte para fomentar o turismo, a diversidade, a cultura e a arte da região

Por SEDETUR/AL 02/12/2021 12h12
Experiência Nordeste Arretado chega a São Paulo para divulgar campanha que une quatro estados do NE
Nordeste Arretado - Foto: Reprodução

Uma viagem imersiva pelo melhor de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. É com esse propósito que a Experiência Nordeste Arretado chega ao Shopping Vila Olímpia, em São Paulo. Localizado no piso térreo do centro comercial, o evento é gratuito e segue até o dia 12 de dezembro, e conta com fotografias das regiões, elementos gastronômicos, apresentações culturais, artesanato, literatura em cordel e espaço kids.

Lançada na quarta-feira (01) em São Paulo, a campanha Nordeste Arretado une os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para divulgar os atrativos e diferenciais da região, fomentando os estados que estão ligados por apenas 500 quilômetros, e impulsionando o turismo, a diversidade, a cultura e a arte da região.

Durante o lançamento da campanha, foi promovido ainda um almoço com influenciadores digitais e jornalistas e, à noite, a abertura da exposição no Shopping Vila Olímpia contou com a presença de operadores e agentes de viagens, que assistiram à apresentação dos Destinos, feita pelos gestores das secretarias de turismo dos estados.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), Marcius Beltrão, o Nordeste Arretado chega para trazer novas experiências aos visitantes.

“Uma satisfação enorme Alagoas estar participando, junto à Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, estados vizinhos e irmãos. A gente sabe o quanto é difícil nós prospectarmos turismo nessa magnitude. A unidade da nossa federação de estados vai fazer com que possamos trazer ainda mais turistas para essa região, num litoral de quase 600km de praias paradisíacas, roteiros de passeios fantásticos, turismo de aventura e tantos outros produtos. Juntos formamos força para fazer um grande acréscimo no fluxo de turistas, gerando emprego e renda para a população”, afirma o secretário.

Com aeroportos em todas as regiões e estradas que ligam as localidades, o turista consegue explorar um roteiro rico, que contempla toda a cadeia do turismo e que reúne as belezas naturais, a gastronomia, os roteiros, a arte e a cultura da cada um.

No site do Nordeste Arretado, que será lançado em breve, estarão disponíveis as rotas que podem ser exploradas entre os quatro estados, nos segmentos do turismo de experiência, ecológico, romântico, gastronômico e histórico. Quem navegar pelo portal www.nordestearretado.com.br encontrará ainda informações sobre cada destino, dicas para os viajantes, imagens e dicionários de gírias.

O Nordeste Arretado conta com a iniciativa das secretarias de turismo dos quatro estados, que se mobilizam para a campanha com o apoio do Ministério do Turismo.

Retomada Segura


Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. No total, nove municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional - Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.

O estado também registra cerca de 1.887 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o primeiro lugar do Nordeste em emissão de selos. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança para turistas, trabalhadores e moradores das regiões turísticas.