Turismo

Roteiros históricos: lugares especiais para conhecer mais sobre Alagoas

Excelentes opções para se divertir e celebrar

Por Redação com Sedetur-AL 29/09/2021 16h04 - Atualizado em 29/09/2021 17h05
Roteiros históricos: lugares especiais para conhecer mais sobre Alagoas
Cidades Históricas - Foto: Reprodução

Alagoas possui destinos que unem história e belezas naturais indiscutíveis nos quatro cantos do Estado. E são lugares que valem a pena conhecer.


Marechal Deodoro

Não se pode falar da história de Alagoas e não incluir Marechal Deodoro. Antiga capital do Estado e cidade natal do primeiro presidente da República, a cidade guarda um acervo histórico e de arte sacra que merece e deve ser visitado.

A cidade possui vários monumentos que devem ser destacados como por exemplo, a Igreja Senhor do Bonfim, o Palácio Provincial, o Mercado das Rendas e Bordados e o Complexo Carmelita.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), em parceria com a prefeitura de Marechal Deodoro, criou um guia de bolso da cidade que apresenta um circuito a pé pelos monumentos históricos da cidade, passando pela Casa de Marechal Deodoro, O Museu de Arte Sacra, o Mirante da cidade, entre outros. Ao todo são 15 pontos sugeridos à visitação.

Vale a pena dar uma volta pelo centro histórico, dar uma parada em algum bar na beira da lagoa Manguaba e quem sabe provar alguma iguaria servida por lá.


União dos Palmares

União dos Palmares, na zona da Mata alagoana,faz parte da história de luta e resistência do povo negro no Brasil. A Serra da Barriga é Patrimônio Cultural do Mercosul, e um marco na luta dos escravos no Brasil  sendo um lugar carregado de emoções. O Parque Memorial, que já foi abrigo de Zumbi e Dandara, preserva a história, através de construções, objetos religiosos e expressões culturais.

Visitar a região para subir a Serra e aproveitar ainda para experimentar pratos da cozinha afro-quilombola, vale muito a pena. 

O artesanato da região, se destaca com o povoado quilombola de Muquém, terra da mestra artesã e também patrimônio Vivo de Alagoas, Dona Irinéia, cuja produção de peças em cerâmica já ganharam o mundo.


Penedo

A cidade de Penedo é  localizada na região do baixo São Francisco,e é repleta de história e belas paisagens. O município é tombado pelo IPHAN,e encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, como o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia.

Para todos os lados da cidade que se olhe, é possível ver locais históricos, teatros, conventos, museus, edificações neoclássicas e alguns exemplares de art noveau, que dão o toque especial aos roteiros turísticos. 

Uma das maiores atrações de Penedo é o passeio de barco até a foz do Rio São Francisco. O tour tem duração de cerca de 45 minutos e é possível observar as belas paisagens do rio mais famoso do Nordeste – passando pelas áreas de rochedos onde Penedo começou, casebres e embarcações coloridas navegando pelo Velho Chico. O pôr do sol é um espetáculo à parte na região.


Piranhas

Piranhas é a história do Brasil contada pelo povo do nordeste com muito charme e poesia. A cidade, que fica a 290 km de Maceió, é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, e guarda as histórias do cangaço, paisagens deslumbrantes e uma arquitetura encantadora.

O cangaço está ligado à cidade de Piranhas pois foi lá que a cabeça de Lampião ficou exposta depois de perseguido e morto.

A cidade possui casinhas coloridas do século XIX que a emolduram, as escadarias sem fim que levam até à Igrejinha de Nosso Senhor do Bomfim, com uma vista monumental das águas do Rio São Francisco, que seguem margeando a cidade e formam um cenário bucólico e encantador.

É a melhor opção para pernoite para fazer o passeio de catamarã pelos cânions do rio São Francisco e conta com uma boa infraestrutura para o turismo, com pousadas e restaurantes, além de outros atrativos interessantes que rendem bons passeios pela cidade.