Turismo

Setor turístico prepara praias para selo Bandeira Azul

Certificado internacional é um dos mais importantes do mundo e garante qualidade ambiental e de serviços

Por Agência Alagoas 21/05/2014 17h05
Setor turístico prepara praias para selo Bandeira Azul
Praia Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga, é uma das candidatas à certificação internacional - Foto: Setur

Que as praias alagoanas estão entre as mais bonitas do Brasil todo mundo sabe. Agora, algumas delas buscam reconhecimento internacional de qualidade por meio da certificação do programa Bandeira Azul, concedida anualmente pela FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) a praias e marinas que cumprem requisitos como o cuidado com o meio ambiente, segurança e infraestrutura de apoio.

“As praias que têm a Bandeira Azul podem ser consideradas um exemplo de qualidade aos banhistas”, explica Francis Hurst, gerente de Políticas e Fortalecimento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). “Por isso a importância desta certificação”.

Para ser uma praia Bandeira Azul é preciso cumprir uma série de pré-requisitos que serão apresentados durante um workshop que acontece nesta quinta (22) e sexta-feira (23) no hotel Praia Dourada, em Maragogi. “Vamos auxiliar os candidatos inscritos no programa e futuros candidatos a preencher o questionário e comprovar o cumprimento dos critérios exigidos”, explica Mell Bezerra, diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur.

Participarão do workshop os representantes das prefeituras de Maragogi, que lançou a candidatura da praia de Barra Grande; Japaratinga; com as praias Barreiras do Boqueirão e do Centro; Barra de São Miguel e Marechal Deodoro. “O workshop é aberto a todos os municípios que tenham interesse em inscrever suas praias”, disse Mell Bezerra.

PRAIAS CERTIFICADAS NO BRASIL

Durante o workshop, o Instituto Ambiental Ratones (IAR) - ONG sediada em Florianópolis (SC) que é responsável pela avaliação do programa no Brasil - vai apresentar casos de sucesso envolvendo praias e marinas que já receberam a certificação. A Marina Caiçara, em Marechal Deodoro, está na fase piloto e será avaliada até 2015. No Brasil, a praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), foi a primeira a receber a Bandeira Azul, em 2009, mas perdeu este direito dois anos depois. Atualmente, apenas a Praia do Tombo, a marina “Marinas Nacionais” – ambas em Guarujá (SP) –, a Prainha, no Rio de Janeiro, e a Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), receberam o direito de ostentar a bandeira em 2014.

Tags: