Agro

Cooperativas conseguem apoio da AMA para fortalecer agricultura familiar

No mínimo 30% do valor repassado para a merenda escolar devem ser usados na compra de alimentos de produtores locais

Por Redação com Assessoria 11/05/2021 16h04
Cooperativas conseguem apoio da AMA para fortalecer agricultura familiar
Foto: Assessoria

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, participou de uma reunião, na manhã desta terça-feira (11), com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, que se comprometeu em apoiar as cooperativas do Estado para fortalecimento das compras da agricultura familiar, principalmente para a merenda escolar.

O encontro contou, ainda, com a presença de representantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Agricultura Solidário - Unicafes. 

“Foi muito bom esse contato que tivemos com o presidente da AMA. É um momento importante das cooperativas onde nós estamos tentando trazer a cesta da agricultura familiar para ser incluída no PNAE e a bancalização por meio das cooperativas de crédito. Tudo isso é importante para o fortalecimento das cadeias produtivas e, principalmente, para a agricultura familiar. Com a organização das cadeias produtivas ganha o setor, o pequeno produtor e os municípios”, afirmou Aldemar Monteiro.

A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado pela União pelo FNDE para a merenda escolar devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios de agricultores locais. Atualmente, Alagoas conta com 18 cooperativas, reunindo 1.100 agricultores familiares que produzem 1,4 milhões de quilos de alimentos e R$ 7,4 milhões em recursos.

Atualmente, segundo o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, as vendas para a gestão pública têm sido o maior mercado da agricultura. “O apoio da AMA será fundamental para termos os municípios como nossos parceiros nesse momento em que falta alternativas para o escoamento da produção devido ao desaceleramento das políticas públicas e a suspensão das aulas”, relatou. 

A AMA vai convocar os municípios a aumentar suas compras da agricultura familiar através de campanha e a formação de grupo de trabalho objetivo.  “Vamos examinar a situação em cada município e preparar uma articulação direta com os prefeitos e prefeitas para que essa política pública engrene de vez em Alagoas. A AMA é parceira da agricultura e das cooperativas, agentes tão importantes para a ampliação do emprego e renda”, afirmou o presidente da AMA, Hugo Wanderley.

Demandas

O presidente da Federação Unicafes , Antonino Cardozo, também apresentou o programa Alimenta Alagoas. A iniciativa visa a  formalização das cadeias produtivas  e propõe melhorias na arrecadação e incentivo ao consumo de produtos da agricultura.

“O Alimenta Alagoas prevê a inclusão produtiva de 1100 agricultores, além da produção e distribuição de dois milhões de quilos de comida, sendo dez tonelada pra cada município com o trabalho de dezoito cooperativas”, ressaltou Cardozo.

Além do fomento à agricultura familiar, também foi debatida a criação de um programa de cooperativismo de crédito tendo em vista o movimento de saída dos bancos dos municípios.

“A ideia é instituir polos de crédito rural, junto a CRESOL, ASCOOB e COCREAL, para que os cooperados  e agricultores possam acessar o crédito e fazer suas transações bancárias. Hoje o processo  de desbancarização é uma realidade em diversas regiões do País. E a expectativa é que 1100 contas sejam ativadas só no atendimento no atendimento à agricultores, podendo estender a outros públicos”, revelou Antonino.