Agro

Pindorama firma parceria para moer excedente de cana da Coruripe

Acordo foi estabelecido por sugestão do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão

Por Redação com Assessoria 25/02/2021 17h05
Pindorama firma parceria para moer excedente de cana da Coruripe

Uma parceria inédita vai permitir que a Cooperativa Pindorama ultrapasse, pela primeira vez, o processamento de mais de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar numa mesma safra. A moagem na indústria segue, por mais 15 dias, além do previsto a partir de um acordo firmado com a Usina Coruripe.

O presidente da Coruripe, Mário Lorencatto, explica que a parceria foi estabelecida por sugestão do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão. Na safra 20/21, a indústria, maior do Nordeste em produção e capacidade, precisou direcionar excedentes de cana-de-açúcar para outras unidades.

“Estabelecemos inicialmente parceria com a Impacto (antiga Usina Seresta, em Teotônio Vilela) para moagem do excedente e, atendendo uma sugestão do prefeito, direcionamos também parte da cana para a Pindorama. Essa iniciativa fortalecerá a economia do município de Coruripe”, aponta Lorencatto.

O presidente da Coruripe explica que a necessidade de moagem de parte de sua produção agrícola em outras unidades se deu a partir da ampliação da fábrica. “Para a safra 20/21, fizemos investimentos numa nova caldeira e numa refinaria. Como houve atraso de alguns fornecedores de equipamentos, começamos a safra um pouco mais tarde. A parceria com outras unidades foi pontual em função desse processo”, pondera.

Maior usina do Nordeste, Coruripe vai moer na safra 20/21 mais de 3,15 milhões de toneladas de cana. E a partir de investimentos feitos no campo, a expectativa é alcançar uma produção de cerca de 3,4 milhões no próximo ciclo.

Parceria

O presidente da Pindorama, Klécio Santos, comemora a parceria com a Coruripe. “É uma operação ganha-ganha. O município e as duas usinas são beneficiados, mas quem ganha mais são os colaboradores e o comércio local. Muito importante para a nossa cooperativa essa parceria com um grupo que é referência em todo o país e com o qual mantemos ao longo dos anos uma excelente relação”, aponta.

A parceria entre Pindorama e Coruripe deve resultar no processamento de 80 mil toneladas de cana-de-açúcar. “Com esse volume, devemos ultrapassar, pela primeira vez na nossa história, a marca de 1 milhão de toneladas de cana. Devemos finalizar nossa safra com 940 mil a 950 mil toneladas de canas dos nossos cooperados e fornecedores. E com a cana da Coruripe vamos bater meta que perseguimos há anos. E continuaremos trabalhando para superar esses números nos próximos ciclos”, declara Klécio.