Agro

Sindaçúcar-AL espera safra com até 17,5 mi de toneladas de cana processadas

15 unidades industriais participaram da operação de moagem e três já finalizaram

Por Redação com Assessoria 25/02/2021 09h09
Sindaçúcar-AL espera safra com até 17,5 mi de toneladas de cana processadas
Foto: Assessoria

Apesar de as primeiras usinas já terem finalizado o ciclo da cana 20/21 em Alagoas, o presidente do Sindicaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, afirmou que a safra deve se estender um pouco mais e chegar a segunda quinzena de março, promovendo ainda um aumento na quantidade de cana processada em comparação ao ciclo anterior.

“Quando fizemos a primeira avaliação da safra em setembro passado, a indicação era um cenário de 18 milhões de toneladas de cana. Em novembro, houve uma interrupção do ciclo de chuva, e revisamos a safra para um número abaixo de 17 milhões de toneladas. Mas, em fevereiro, fizemos uma nova avaliação e foi constatado um desenvolvimento melhor em algumas áreas de cana. Com isso, devemos finalizar o ciclo entre 17 a 17,5 milhões de toneladas de cana processadas”, afirmou o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

De acordo com ele, com este cenário o setor demonstra que está saindo do ciclo de involução da produção. “Saímos de uma safra de 13 milhões de toneladas para 16 milhões e agora estamos perseguindo as 18 milhões de toneladas. Isso representa um esforço dos fornecedores e dos industriais. Tudo que é feito é com o objetivo de aumentar a safra, levando a um crescimento sustentado. Nesta moagem atual, teremos uma queda muito menor tanto no açúcar, quanto no etanol do que a quebra de expectativa que a gente verificará na cana”, afirmou.

A safra 20/21 teve início na segunda quinzena de agosto do ano passado e contou com 15 unidades industriais em operação no ciclo. Até o mês de fevereiro, três unidades já haviam finalizado a moagem no Estado.