Agro

Presidente da Unicafes e João Lessa discutem possibilidades no setor rural

Federação conheceu o funcionamento do aplicativo Agro Mais Perto

Por Redação com Assessoria 20/02/2021 12h12
Presidente da Unicafes e João Lessa discutem possibilidades no setor rural
Foto: Assessoria

Nova possibilidade para o setor rural para cadastro de agricultores, produção e comercialização, o aplicativo Agro Mais Perto, lançado pela Seagri/AL,  está no radar da Federação Unicafes. Na última quinta-feira,18, o presidente da Instituição, Antonino Carvalho, foi recebido pelo secretário de Estado da Agricultura , João Lessa, para conhecer melhor o funcionamento do app.  

A ferramenta, assim como a Unicafes, tem por  objetivo incomum resolver a problemática da  comercialização dos produtos da agricultura familiar. "É  uma ferramenta concreta na qual a gente pode aproximar mais o setor público e o privado, nos dando  possibilidade para as organizações superarem o dilema da oferta e  da demanda,  com clareza e conciliando os interesses. Vejo uma grande oportunidade de formalizar as cadeias", disse o presidente da Federação das Unicafes . 

De acordo com o secretário João Lessa, será importante que todos os agricultores do cooperativismo também estejam conectados com o Agro Mais Perto.  "Já tivemos casos  de produtor que passou a exportar através do aplicativo. Essa seria uma etapa   mais à frente, mas  já está acontecendo. A federação Unicafes terá seu papel de importância vendo que esse sistema será fundamental para tirar a figura do atravessador do caminho e gerar um valor agregado maior.   Essa diferença será sentida no bolso",  reforçou Lessa. 

A Federação das Unicafes Alagoas, que conta com  trinta cooperativas em sua  rede,  aposta na efetividades das  ações do Estado para fortalecer o trabalho da Federação. "É fundamental que a gente possa unir e vincular o produtor ao mercado consumidor. O Estado está atento a isso e cuidando desses produtores  com medidas criativas lideradas pelo governador Renan Filho, que sempre procura obter políticas fiscais para as cadeias, visando sempre a retomada do crescimento",  reconhece o presidente da Unicafes.