Agro

Marx Beltrão solicita ao governador para nomear seu irmão à Seagri

Renan Filho anunciou uma reforma administrativa em seu governo no começo deste ano

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 19/02/2021 17h05
Marx Beltrão solicita ao governador para nomear seu irmão à Seagri
Foto: Reprodução

O governador Renan Filho sinalizou que realizará uma reforma administrativa no seu governo no começo deste ano. Até o momento houveram alterações na segurança, que agora está sob comando de Alfredo Gaspar de Mendonça. De acordo com informações do jornalista Edivaldo Júnior, a expectativa é que as mudanças avancem para outras pastas.

Segundo o jornalista, após as eleições de novembro, o deputado federal Marx Beltrão pediu ao governador Renan Filho para nomear o irmão dele, Maykon, derrotado na disputa pela prefeitura de Coruripe, para a Secretaria de Agricultura.

Atualmente, quem está à frente da Seagri é João Lessa Neto, que já foi secretário de Ação Social de Renan Filho. Lessa está na cota política de Marx e é considerado um bom quadro do governo. Além disso, conseguiu reativar algumas ações e lançar novos programas na Seagri, a exemplo do Agro Mais Perto.

O plano era nomear Maykon com Lessa de adjunto. No entanto, o atual secretário já avisou que não aceita o arranjo. Se afastado do cargo, deve deixar o setor público e se dedicar a atividades no setor privado.

A posição do secretário parece ter tornado a Agricultura no ponto chave da reforma administrativa neste momento.

Outras secretarias 

A expectativa é que as mudanças administrativas avancem para outras pastas, a começar pela Ciência e Tecnologia, que está com Rodrigo Rossiter como interino desde a desincompatibilização de Cecília Rocha, atual prefeita de Atalaia.

Algumas secretarias estão com interinos à espera de confirmação ou de nomeação de novo titular. Esse é o caso Secretaria de Esportes (Selaj), desde a desincompatibilização de Claudia Petuba, que não conseguiu se eleger vereadora em Maceió.

Já outras pastas têm sido citadas como prováveis de entrar na reforma, entre elas, a Seprev e Educação.

O plano A era nomear Maykon com Lessa de adjunto. O problema é que o atual secretário já avisou que não aceita o arranjo. Se afastado do cargo, deve deixar o setor público e se dedicar a atividades no setor privado.

A posição do secretário parece ter tornado a Agricultura no ponto chave da reforma administrativa neste momento.

Já tem até informações circulando nos bastidores que a Agricultura poderá ir para a cota pessoal do governador Renan Filho ou de outro deputado federal. Nesse caso, Maykon poderia ser nomeado para outra Secretaria. Nesse caso, a mudança pode até acontecer, mas com um resultado completamente inesperado.