Agro

Boa genética dos touros é essencial para sucesso da estação de monta

Reprodutores precisam de mais atenção que as vacas por serem utilizados para cobrir várias fêmeas

Por Redação com Assessoria 27/11/2020 09h09
Boa genética dos touros é essencial para sucesso da estação de monta
Foto: Assessoria

As chuvas estão chegando e com elas intensificam-se os preparativos para a estação de monta. A gerente de pecuária da CFM, Tamires Miranda Neto, relaciona alguns pontos de atenção dos criadores, especialmente em relação à escolha dos reprodutores. 

A genética deve ser tratada como insumo de produção. Dessa forma, precisa ter qualidade. “Muito cuidado na escolha dos reprodutores e também do sêmen. Em certa medida, o touro precisa de mais atenção que a vaca, uma vez que será utilizado para cobertura de várias fêmeas”, diz a gerente.

A fertilidade dos touros precisa ser comprovada. Para isso, é fundamental realizar exame andrológico antes do início da estação. Além disso, é preciso fazer avaliação funcional dos reprodutores para observar cascos, articulações, umbigo. 

A proporção do número de touros em relação ao de vacas também é importante. Tamires Neto recomenda colocar 1 touro para cobrir entre 20 a 30 fêmeas. “1 reprodutor para 25 vacas é uma boa média. É importante considerar o tamanho dos pastos e dos lotes e envolver a equipe de manejo da fazenda”. 

Ela destaca também a importância da equipe da fazenda. “O pessoal de campo precisa revisar os lotes periodicamente para observar a condição dos touros e sua interação no lote. Não basta colocar os touros com as vacas e voltar semanas depois. É necessário ter atenção e fazer as correções de manejo sempre que necessário”, assinala o gerente da CFM.  

Também é importante distribuir corretamente os touros. Neto indica agrupar os touros jovens e evitar colocá-los em lotes com touros mais velhos. “Os touros mais velhos tendem a dominar os jovens e isso pode prejudicar o desempenho dos novos reprodutores”. 

Touros para fazer bezerros e vacas de reposição 

O prof. José Bento Ferraz (USP Pirassununga), enfatiza a importância da escolha dos touros para estação de monta, que deve levar em conta não apenas o objetivo de produzir mais bezerros para engorda, mas também a reposição de fêmeas no rebanho. 

“Se o objetivo do pecuarista é a reposição do plantel de fêmeas, ele deve focar na escolha de touros com DEPs positivas para precocidade sexual e, claro, fertilidade”, complementa o professor.