Política

Reajuste salarial dos servidores já é válido neste mês

Projeto de lei foi aprovado pela ALE pouco mais de 24 horas após ser assinado pelo governador Renan Filho

Por Redação com Jornal de Alagoas 14/05/2021 15h03
Reajuste salarial dos servidores já é válido neste mês
Foto: Reprodução

O reajuste dos subsídios dos servidores públicos estaduais foi aprovado com celeridade pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), nessa quinta-feira (13) , e de acordo com o projeto do Executivo Estadual, a reposição salarial de 4.52% já passará a valer neste mês, garantindo a alteração para a partir do dia 1° de maio.

“No mês de maio, nós vamos garantir a reposição salarial da inflação do ano passado a todos os servidores públicos do Estado de Alagoas. Num momento em que o país vive a pandemia, muitos (estados) têm dificuldades de pagar os salários em dia, a gente vai repor a inflação do ano anterior, que foi de 4.52% (medida) pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)”, informou Renan Filho.

O Projeto de Lei (PL) foi anunciado pelo Governador Renan Filho (MDB), na terça-feira (11), e entregue assinado ao presidente da ALE, Marcelo Victor (SD), que garantiu empenho para a aprovação do PL. Pouco mais de 24 horas depois, na quinta-feira (13), o plenário da Casa aprovou o reajuste, por unanimidade dos presentes.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Silvio Camelo (PV), destacou o empenho de todos os parlamentares em aprovar, de forma célere, o reajuste dos servidores. “Esta Casa, de forma rápida e necessária, fez tramitar as mensagens governamentais apreciadas neste plenário. Quero agradecer a todos os deputados e às comissões técnicas, que não mediram esforços para a aprovação dos projetos”, disse.  

 A lei de aumento salarial vai tramitar agora nas comissões atinentes. Na sequência, vai ao plenário para aprovação e, em seguida, volta ao Poder Executivo para a sanção.

O deputado Bruno Toledo (PROS) ressaltou o empenho da Mesa Diretora, em especial do presidente Marcelo Victor, em conseguir que o projeto fosse votado com pouco mais de 24 horas depois de ter chegado na Casa. “Quero fazer este reconhecimento do presidente desta Casa, que mostra, cada vez mais, uma liderança natural. Quem construiu essa unanimidade foi a confiança deste Parlamento em torno da presidência que temos hoje na Assembleia Legislativa”, disse.  O deputado Davi Maia (DEM) destacou a votação do reajuste pela Casa e o papel importante exercido pelo presidente Marcelo Victor e pelo líder do Governo, deputado Silvio Camelo. “Isso mostra que quando é em benefício da população, esta Casa sempre atua de forma rápida e não se mede nenhum jogo de interesse político”, afirmou. 

Com o aumento, o Executivo estadual projeta injetar entre 13 e 15 milhões de reais por mês na economia local – cerca de R$ 180 milhões por ano a mais em circulação.

Em abril deste ano, Renan Filho já havia comunicado seu plano de reajustar os salários de todos os funcionários públicos alagoanos para o mês de maio. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Palácio República dos Palmares para comunicar a inclusão da quarta e última faixa salarial dos funcionários, que passam a receber seus proventos dentro do mês trabalhado.