Política

ALE convoca Ayres para discutir combate a Covid-19

Após prestação de contas, dúvidas de parlamentares motivam a realização de reunião sobre as ações do Estado na pandemia

Por Redação com Com Comunicação ALE 19/04/2021 16h04
ALE convoca Ayres para discutir combate a Covid-19
Audiência pública parlamentar | Foto: Comunicação ALE

A Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Léo Loureiro (PP), marcou para esta terça-feira, 20, uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, e todos os deputados da Casa, para discutir as ações do Estado referente ao combate a Covid-19.

A reunião foi motivada por alguns questionamentos feitos pelos deputados Davi Maia (DEM) e Jó Pereira (MDB), durante a audiência pública que debateu, na manhã de hoje (19) , a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por parte da Secretaria estadual de Saúde em 2019.

Os deputados da Comissão também marcaram uma audiência para o próximo dia 7 de maio,  com o objetivo de debater a prestação de contas dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), referente ao ano de 2020. A audiência de maio também contará com a presença do secretário Alexandre Ayres, além da presença do reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira Costa.

Prestação de contas dos recursos do SUS

A Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Léo Loureiro (PP), realizou nesta segunda-feira, 19, uma audiência pública para analisar a aplicação dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em 2019 (período em que ainda não existia a pandemia da Covid-19). 

A prestação de contas é uma exigência legal, e determina que os gestores da pasta da saúde nas unidades federativas deverão prestar contas de suas atividades em audiências públicas realizadas nas respectivas Casas Legislativas.

A audiência contou com as presenças dos deputados Silvio Camelo (PV), Ângela Garrote (PP), Jó Pereira (MDB), Davi Maia (DEM) e Flávia Cavalcante (PRTB), além de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. Na reunião, também foram apresentados os relatórios  de prestação de contas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Léo Loureiro informou que o objetivo da audiência foi não só a de prestação de contas por parte da Secretaria da Saúde, mas também a apresentação dos projetos que a Secretaria tem para o Estado e as ações que desenvolve para atender a população. 

Durante a audiência, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, entregou um relatório completo das ações do Estado no combate a Covid-19, e agradeceu à Assembleia Legislativa o apoio recebido. 

“Quero aproveitar este momento para parabenizar a participação dos deputados na colaboração ao enfrentamento da Covid-19. Tivemos uma parceria importante com esta Casa, que entendeu a importância da união de todos e deste desafio”, afirmou Ayres.