Política

Lira defende auxílio permanente para população sem renda

Parlamentar afirmou que ajuda financeira não terá as limitações do Bolsa Família

Por Redação com Diário do Nordeste 22/02/2021 11h11
Lira defende auxílio permanente para população sem renda
Foto: Reprodução

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu a criação de um auxílio permanente mais inclusivo e bem remunerado destinado às populações sem renda. Segundo o parlamentar, seria um benefício sem as limitações do Bolsa Família.

Ainda durante a entrevista, o parlamentar afirmou que com o Bolsa Família, um cidadão recebe a partir de R$ 190 e vive na clandestinidade, ou seja, sem pretensão de melhorar a qualidade de vida. “Ele nunca vai ter um emprego formal, porque se ele tiver, ele sai do programa”, explicou.

Benefício com valor maior

O presidente da Câmara também acredita que é possível pagar um valor maior e facilitar a inclusão dos beneficiários no mercado de trabalho. “Esse novo programa que discutimos lá atrás é um pouco mais bem remunerado, com a quantidade de pessoas possível, em um determinado parâmetro, que será inclusivo”, esclarece. 

Lira não informou quais seriam os novos parâmetros e valores do benefício permanente. 

Além disso, Arthur Lira também defendeu a desvinculação de todo o orçamento, que tem 96% das despesas fixas. Segundo ele, prefeitos e governadores são obrigados a jogar dinheiro fora para cumprir o mínimo constitucional. 

“Eu quero desvincular o orçamento. Hoje, você tem orçamento que bota 25% para educação, 30% para saúde, “x” para penitenciárias, vem todo carimbadinho. Então, de 100% do Orçamento, 96% você não pode mexer”, explicou Lira.