Política

Confira as principais propostas do novo prefeito de Maceió

JHC afirma que vai usar a voz do povo e veio para mudar a educação, saúde e o jeito de fazer política

Por Redação com Cada Minuto 30/11/2020 10h10
Confira as principais propostas do novo prefeito de Maceió
Foto: Reprodução

JHC (PSB) é o novo prefeito de Maceió, eleito com 222.147 votos. O candidato Alfredo Gaspar (MDB) ficou em segundo lugar, com 156.704 votos. 

Em seu primeiro pronunciamento após a eleição, na noite deste domingo (29), JHC agradeceu à população maceioense pela vitória. “Esse momento especial que a nossa cidade está passando, que pediu por mudança, clamou por isso, que foi às ruas mesmo em um momento difícil como esse, mas que esteve ali. E é muito bonito ver quando as urnas falam mais alto, a democracia, e mostram que toda força e todo poder efetivamente emanam do povo”, destacou.

Ele também disse que vai usar a potência do povo e afirmou que veio para mudar a educação, saúde e o jeito de fazer política: “Vamos atuar. Não serei um prefeito de gabinete. Vamos diminuir os custos para investir em Maceió”.

O vice-prefeito, Ronaldo Lessa (PDT), também agradeceu a vitória. “Considero nossa parceria um encontro de gerações, onde a gente pode, juntos, contribuir muito para a melhoria que a gente quer nas diversas áreas, saúde, educação e todas as necessidades que Maceió tem. Estaremos juntos e fazendo o melhor”.

A cerimônia de posse deverá ocorrer no dia 1º de janeiro, em horário e local que ainda serão definidos.

Confira abaixo as principais propostas do novo prefeito de Maceió:

No Plano de Governo de JHC, há a proposta de construção de quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Também há o projeto do programa “Nossa Comunidade”, para promover pequenas reformas internas em casas e implantar rede de Wi-Fi nas grotas e demais locais com grande vulnerabilidade social.

O novo prefeito também propõe a criação do Departamento de Obras Inacabadas, para identificar e finalizar obras de competência do município. Também promete concluir as obras do programa “Nova Maceió”, iniciado no ano de 2019.

Para a área da educação, JHC propõe a instituição de um programa de valorização do profissional da educação, com bônus para os resultados atingidos. Também promete o pagamento dos 60% dos Precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) aos professores e retomar a discussão sobre a adesão ao programa de escola cívico-militar do Governo Federal

Dntre suas proposições JHC pretende adequar e ampliar a malha cicloviária existente e a ser implantada com melhorias de sinalização e iluminação; promover a conexão dos pontos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes, implantando, assim, uma Rede Cicloviária do município.

Para a saúde, as propostas incluem a adoção do modelo dos “Corujões da Saúde” para zerar as filas de exames e consultas, em parceria com a iniciativa privada, e também aumentando o horário de atendimento de unidades de saúde específicas para atender pacientes que trabalham durante o dia e a informatização da saúde, com a implementação do prontuário eletrônico e Cartão SUS, promovendo a integração de todas as unidades, inclusive as administradas pelas Organizações Sociais. 

Dentre as propostas voltadas para o turismo, há a construção de banheiros na orla marítima e lagunar e a conclusão do “De Frente pra Lagoa”, a fim de renovar a orla lagunar e as condições de vida das pessoas que lá vivem.

JHC também sugere a realização de estudos para concurso da Guarda Civil e a criação de subprefeituras e terminais descentralizados de atendimento a tributos municipais nos bairros da capital.