Política

Alfredo Gaspar ingressa com crime eleitoral na Polícia Federal contra JHC

Suposto crime seria uma notícia falsa que é caracterizada como crime, por exercer influência perante o eleitorado

Por Redação com Cada Minuto 25/11/2020 17h05
Alfredo Gaspar ingressa com crime eleitoral na Polícia Federal contra JHC
Foto: Reprodução

O candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) ingressou com uma notícia de crime eleitoral na Polícia Federal de Alagoas (PF-AL) contra o candidato JHC (PSB), na qual acusa o oponente de crime eleitoral, por divulgar fatos inverídicos capazes de exercerem influência perante o eleitorado.

A defesa de Alfredo Gaspar citou o Artigo 323, do Código Eleitoral, para solicitar a instauração de inquérito em razão de propaganda eleitoral divulgada nas redes sociais de JHC, cujo teor estabelece “Fake News” a respeito de Alfredo e de suas manifestações proferidas no debate realizado nessa terça-feira (24), na TV Ponta Verde.

Logo após o debate, JHC divulgou em vídeos nas redes sociais que Alfredo teria mencionado que o bairro Benedito Bentes, a parte alta da capital, “é o fim do mundo”. João Henrique também pediu aos moradores da região que dessem a resposta nas urnas. 

“Não há, nem mesmo partindo de uma premissa fantasiosa do noticiado e de sua equipe de campanha, qualquer indicação de que Alfredo Gaspar tenha faltado com o respeito para com a população do já mencionado bairro. Na verdade, Excelência, João Henrique Caldas apenas expõe sua inteligência em criar factoides, estabelecer inverdades e, de forma fraudulenta, beneficiar a sua candidatura”, destaca um trecho do documento.

O teor da notícia-crime, da qual constam anexos com imagens e transcrições de trechos do debate e com os vídeos divulgados por JHC, será analisado pela PF-AL.