Política

Confira os melhores desempenhos dos candidatos à Prefeitura

Alfredo com católicos, JHC com jovens e Davi no ensino fundamental

Por Blog Edivaldo Junior - GazetaWeb 28/10/2020 19h07
Confira os melhores desempenhos dos candidatos à Prefeitura
Alfredo Gaspar, JHC e Davi Filho

Segundo texto publicado nesta terça-feira (27) pelo jornalista Edivaldo Júnior, em seu blog, um recorte da pesquisa de Ibope mostra um desempenho diferente entre os principais candidatos a prefeito de Maceió. Católicos, evangélicos, jovens, eleitores mais pobres ou mais ricos têm preferências diferentes.

A disputa continua acirrada entre os três primeiro colocados. Enquanto o ex-procurador Alfredo Gaspar (MDB) e o deputado federal JHC (PSB) aparecem numericamente empatados, com 24% cada, o candidato Davi Filho (PP) teve forte crescimento, saindo de 5% para 15% em 14 dias.

Texto na íntegra:

O candidato do MDB, segundo o levantamento, tem seus melhores desempenhos entre os católicos (29%), entre eleitores que de 25 a 34 anos (29%) e os que avaliam positivamente a gestão de Rui Palmeira (32%).

O candidato do PSB tem seus melhores desempenhos entre os evangélicos (29%), entre eleitores que de 16 a 24 anos (31%) e eleitores com ensino médio (27%).

O candidato do Progressistas em seus melhores desempenhos entre eleitores com ensino médio (23%), com renda de até um salário mínimo (20%) e mulheres (18%).

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 23 de outubro, ouvindo 504 entrevistados por meio do telefone. Segundo o Ibope, o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para a realização das entrevistas foram selecionados aleatoriamente, dentro do município, números de telefones com base no cadastro da operadora de telefonia local dos números pós-pagos.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo nº AL-09340/2020.