Política

Pesquisa aponta 40% de abstenção de votos nas eleições

Instituto Paraná Pesquisa indica maior aumento no número de abstenções este ano como um recorde nacional

Por Jornal de Alagoas, com Blog do Esmael 13/10/2020 11h11
Pesquisa aponta 40% de abstenção de votos nas eleições
Foto: EBC Agência Brasil

O diretor-presidente da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, afirmou ao Blog do Esmael, nesta segunda-feira (12), que o número previsto de abstenções de votos para as eleições de 2020 poderá ultrapassar 40%, chegando possivelmente a casa dos 50%. Este número representa aumento significativo em abstenções de votos em território nacional.

Por causa da SARS-COV-2, o presidente da Paraná Pesquisas acredita que o número de pessoas que deixarão de votar poderá bater um novo recorde em relação a eleições anteriores. Hidalgo recorda que nas eleições de 2018 houve, em média, 30% de abstenções em todo o País.

O presidente afirma que, apesar do inícios do horário eleitoral no rádio e na TV, pouco se fala nas eleições e sobre candidatos que disputam cargos de vereador e prefeito nos 5.570 municípios brasileiros.

“Seguramente, termos mais de 40% de abstenções. Nas eleições de 2018, a média nacional de pessoas que deixaram de votar foi e 30%. Mas agora nós temos um vírus para desestimular a participação democrática”, lamenta o diretor-presidente da Paraná Pesquisas.