Política

“Ganância da Braskem” será tema das eleições em Maceió

Uma indústria química que criminosamente suga das suas minas os sonhos dos moradores, diz presidente do Cidadania

Por Redação com Jornal de Alagoas 05/08/2020 01h01
“Ganância da Braskem” será tema das eleições em Maceió

O Cidadania (es-PPS) já tem um pré-candidato a prefeito de Arapiraca – o advogado Hector Martins – e avalia o lançamento de uma candidatura majoritária em Maceió. O presidente do partido em Alagoas, Régis Cavalcante, adianta que o nome que deve ser indicado é de uma mulher – a professora Fátima Romar.

Mas seja qual for o nome escolhido em Maceió, o Cidadania deve levar para o debate eleitoral um dos temas mais atuais e de maior impacto na capital alagoana na atualidade, o ‘afundamento’ de quatro bairros da cidade, decorrentes da mineração de sal-gema pela Braskem.

“Estamos discutindo um nome novo para apresentar. Deverá ser da professora Fátima Romar. No momento trabalhamos um programa para apresentar para a sociedade”, diz Regis Cavalcante.

O presidente do Cidadania antecipa que o desastre provocado pelo Braskem, que afeta milhares de famílias de Maceió, será um dos temas discutidos pelo partido na campanha.

“Uma cidade abandonada a sua própria sorte, com 4 bairros afundando e toda zona sul da cidade abandonada e entregue a uma indústria química que criminosamente suga das suas minas a esperança e os sonhos dos moradores que assistem suas casas afundando por conta da ganância da Braskem”, aponta.

Evitando

Ao contrário do Cidadania, a maioria dos partidos e candidatos a prefeito de Maceió tem evitado falar sobre a Braskem. Até mesmo alguns pré-candidatos que costumavam circular pelo bairro do Pinheiro, recentemente, silenciaram sobre o tema.

A situação dos moradores do Pinheiro e dos outros bairros tem sido objeto de negociação direta entre as famílias e a Braskem, com interferência do setor judiciário. A maioria dos políticos, especialmente os de mandato, segue em silêncio.