Política

Eleições 2020 podem ser adiadas

Congresso Nacional discute a mudança de data para dezembro deste ano

Por Cada Minuto 04/08/2020 09h09
Eleições 2020 podem ser adiadas
Foto: divulgação

As eleições municipais de 2020 podem mudar de data mais uma vez. Uma vez que já foram adiadas para 15 e 29 de novembro, respectivamente primeiro e segundo turno, pode ser que haja mais uma mudança devido a pandemia do novo coronavírus. Compete ao Congresso Nacional definir novas datas para as eleições, após parecer da Comissão Mista da covid-19.

Contudo, o adiamento do pleito ainda é de grande discussão no Congresso Nacional.  Enquanto alguns senadores consideram a medida desnecessária, acreditando na diminuição de casos e controle da pandemia até outubro, outros sugerem que as votações sejam adiadas para o mês de dezembro.

Outros nomes do senado como Ciro Nogueira (PP-PI), Álvaro Dias (Podemos-PR) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) defendem ainda a suspensão das eleições no ano atual e a prorrogação dos mandatos para que coincidam com as votações em 2022.   

Ainda assim, a previsão é que os pleitos ocorram em 2020, garantindo o período dos mandatos vigentes. Dessa forma, a data de posse dos eleitos permanece inalterada para o dia 1º de Janeiro.