Política

MDB e PP disputam para ampliar número de aliados em AL

As duas legendas, juntas, tem 68 dos 102 prefeitos no Estado

Por Blog do Edivaldo Junior 29/11/2019 12h12
MDB e PP disputam para ampliar número de aliados em AL
Reprodução

O apoio de vereadores e, principalmente de prefeitos, é considerado decisivo – ao menos no caso de Alagoas – para a eleição de senador, deputado e governador.

Esse é o principal motivo do envolvimento direto e até ostensivo dos grandes nomes da política alagoana nas articulações para o pleito de 2020.

Nesse campo, a disputa em Alagoas gira hoje em torno dos dois maiores partidos do Estado – MDB e PP.

As duas legendas, juntas, tem 68 dos 102 prefeitos do Estado (47 do MDB e 21 do PP). Alguns migraram para os partidos depois da eleição de 2016.

O esforço dos principais líderes dos partidos (Renan Calheiros e Arthur Lira) é para ampliar o número de prefeitos.

O jogo político-partidário em Alagoas é muito peculiar. É comum o prefeito ou vereador pedir votos para candidato de outros partidos, independente da questão ideológica.

Embora adversários, Arthur e Renan compartilham apoios mutuamente – independente de legenda.

Nas eleições de 2018, por exemplo, o deputado federal do PP recebeu o apoio de 42 prefeitos (muitos deles filiados ao MDB). Já o senador do MDB teve o apoio de quase 100% dos prefeitos – entre eles, quase todos do PP.

Ampliar o número de prefeitos terá um efeito muito mais didático do que prático. Serve como demonstração de força. É importante ressaltar, no entanto, que em política demonstrar força e demarcar espaço também pode ter um forte efeito político.

O dono do ‘time’ mais forte tem preferência na indicação de nomes majoritários ou prevalece na composição da chapa proporcional nas eleições estaduais.

E é nesse embalo que o MDB e o PP estão travando uma verdadeira batalha, desde já, em Alagoas.

Na maioria das cidades, aliados começam a definir seus partidos. Alguns, a exemplo do grupo dos Pereira, terão nomes disputando pelas duas legendas, mesma situação de vários deputados estaduais e até federais.

A coexistência na mesma base, deve continuar assim pelos próximos meses. O clima só vai esquentar mesmo a partir de abril, quando termina o prazo para filiação para os candidatos.

Até lá, MDB e PP tentam ampliar as parcerias, não só nos pequenos, mas também nos maiores municípios, inclusive Arapiraca e Maceió.

É bastante provável que estes dois partidos consigam pelo menos manter – se não aumentar – os seus números em Alagoas. Mas terão pela frente batalhas duras. Partidos como PROS, PSD, PL, PT, PSL, PSB, Podemos, DEM, Avante e PDT também estão em busca de ampliar seus espaços.