Política
Cibele Moura orienta população a denunciar casos durante campanha
A deputada estadual Cibele Moura, relatora, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da lei que proíbe a comercialização e o uso de fogos com estampido em Alagoas, divulgou um vídeo nas redes sociais para reforçar que a população denuncie casos de descumprimento da legislação durante a campanha eleitoral.
A parlamentar contou que tem recebido relatos de famílias sobre a utilização de fogos com barulho em municípios alagoanos, durante atividades políticas, como caminhadas e carreatas.
No vídeo, a deputada destacou, mais uma vez, que a prática é proibida no estado e defendeu a fiscalização do cumprimento da lei. “Tenho recebido muitos relatos de famílias atípicas, de mães principalmente que têm crianças com autismo em casa, e estou gravando esse vídeo para dizer a vocês que a gente precisa denunciar”, afirmou.
Ao falar sobre como comunicar possíveis irregularidades, Cibele orientou a população a utilizar o aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral. A deputada também a colocou e sua equipe à disposição para receber marcações em publicações que mostrem situações envolvendo fogos com estampido.
“Vocês têm aplicativo Pardal, é um aplicativo da Justiça Eleitoral. Procura, baixa o Pardal, denuncie. E se você não souber denunciar, pode me marcar, me marque nas postagens, eu denuncio, a minha equipe está pronta para denunciar”, declarou. Na publicação que acompanha o vídeo, a parlamentar também afirma que as denúncias pelo aplicativo podem ser realizadas de forma anônima.
Cibele relacionou a defesa da proibição principalmente aos impactos provocados pelo barulho sobre famílias atípicas, incluindo crianças com autismo. Ela também citou os efeitos dos estampidos sobre animais: “O que a gente não pode é esperar uma criança autista entrar em crise ou um animal entrar em desespero para tomar uma atitude”, escreveu.
Ao final da publicação, Cibele reforçou a cobrança para que candidatos e demais participantes de atos políticos cumpram a legislação estadual.
“Às vezes não é costume de alguns políticos seguir a lei, mas precisa seguir. E, se eles não seguirem, a gente precisa denunciar... Se o candidato, durante a campanha, não respeita a lei, imagine se ganhar. Eu vou continuar lutando, doa a quem doer, contra quem quer que seja, a favor da proibição dos fogos com barulho, porque é lei em Alagoas. E as famílias atípicas tenham certeza que têm em mim uma aliada”, concluiu.
