Política

Lula faz piada e diz que dentadura do SUS supera a de Trump

Presidente destacou uso de escaneamento digital e impressão em 3D na produção de próteses dentárias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde

Por Redação 14/07/2026 16h04
Lula faz piada e diz que dentadura do SUS supera a de Trump
Declaração foi feita durante reunião com representantes do setor automotivo no Palácio do Planalto - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (14) que as próteses dentárias produzidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de tecnologia de escaneamento digital e impressão 3D são mais modernas do que a utilizada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.


A declaração foi feita em tom de brincadeira durante uma audiência realizada no Palácio do Planalto com o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet.


Ao comentar investimentos em saúde bucal, Lula destacou a aquisição de unidades móveis para ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos em regiões mais afastadas dos centros urbanos.


“Nós compramos 880 vans para fazer ambulatório odontológico. Ou seja, já que o pobre que está no meio do mato não pode ir na cidade, no dentista, que a gente vá até ele. Inclusive não faz mais molde de dentadura, agora escaneia a boca do cidadão e faz a prótese em uma máquina 3D. O que é uma coisa que, nem a dentadura do Trump é igual essa”


A reunião com a Anfavea foi solicitada para celebrar a marca de três milhões de emplacamentos de veículos registrados no país em 2026.


A menção ao presidente norte-americano ocorre em meio à expectativa pela decisão do governo dos Estados Unidos sobre a possível aplicação de novas tarifas a produtos brasileiros.


A medida está relacionada a uma investigação conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), que analisa práticas comerciais consideradas desleais pelos norte-americanos.


Entre os temas avaliados estão questões ligadas ao sistema de pagamentos Pix, proteção à propriedade intelectual e ações de combate ao desmatamento ilegal.


Apesar das negociações em andamento entre os dois países, integrantes do governo brasileiro avaliam que as chances de reversão do chamado "tarifaço" são reduzidas. A expectativa é que a decisão seja anunciada nesta quarta-feira (15).


Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a orientação do presidente Lula é manter o diálogo diplomático até a divulgação oficial da decisão. Somente após o posicionamento do governo dos Estados Unidos será definida a resposta brasileira.