Política

João Caldas quer eleger 19 federais e prioriza expansão do DC

Caldas afirmou ao Blog do Edivaldo Júnior que a meta é montar chapas proporcionais em praticamente todas as unidades da federação

Por Blog de Edivaldo Junior 16/05/2026 06h06
João Caldas quer eleger 19 federais e prioriza expansão do DC
João Caldas, presidente nacional do DC. - Foto: Reprodução

Presidente nacional do Democracia Cristã (DC), o ex-deputado federal João Caldas intensificou nas últimas semanas a articulação política para reorganizar o partido visando as eleições de 2026. Em agenda em São Paulo, onde coordena reuniões e articulações nacionais da legenda, Caldas afirmou ao Blog do Edivaldo Júnior que a meta é montar chapas proporcionais em praticamente todas as unidades da federação.

Segundo ele, o partido trabalha hoje com diferentes cenários eleitorais. No mais conservador, o DC poderia eleger 13 deputados federais. Num cenário mais otimista, a projeção interna chega a 19 parlamentares na Câmara dos Deputados.

A aposta da direção nacional é fortalecer a legenda para superar com folga a cláusula de barreira e ampliar o espaço político do partido no Congresso Nacional, garantindo maior acesso ao fundo partidário, tempo de rádio e televisão e estrutura institucional para os próximos ciclos eleitorais.

João Caldas confirmou ainda que o partido terá candidato à Presidência da República. O nome mais citado até agora é o do ex-ministro e ex-deputado federal alagoano Aldo Rebelo, que vem sendo tratado como um dos quadros mais competitivos da legenda para a disputa nacional. Caldas, no entanto, evita antecipar definições e afirma que outras alternativas também estão sendo avaliadas pelo partido. “Temos excelentes nomes e o Aldo é um deles”, aponta.

Enquanto articula o crescimento do DC no plano nacional, João Caldas também prepara o próprio retorno às urnas. O cenário mais provável aponta para uma candidatura dele a deputado estadual em Alagoas.

Mesmo acompanhando de longe a intensa movimentação política em Alagoas — especialmente o cenário envolvendo o filho, JHC — João Caldas tem evitado participação direta nas articulações locais. Pessoas próximas afirmam que, neste momento, a prioridade absoluta do presidente nacional do DC é consolidar o crescimento da legenda no plano nacional.