Política

Após avanço de Renan Filho, JHC busca aliança com Alfredo Gaspar

O pré-candidato do MDB conseguiu mostrar força no interior do Estado, colocando vantagem sore o adversário no mundo analógico

Por Blog de Edivaldo Junior 13/05/2026 12h12
Após avanço de Renan Filho, JHC busca aliança com Alfredo Gaspar
Renan Filho e JHC disputam espaços na pré-campanha. - Foto: Reprodução

A disputa pelo governo de Alagoas entrou em uma nova fase. Depois de meses em que JHC (PSDB) mantinha ampla vantagem no ambiente digital, Renan Filho (MDB) conseguiu reduzir – e até virar, dependendo dos indicadores - essa diferença nas redes sociais. Com o equilíbrio, o que passa a pesar é a política.

Agora, o cenário parece ter se invertido. O pré-candidato do MDB conseguiu mostrar força no interior do Estado, colocando vantagem sore o adversário no mundo analógico.

Se antes aliados avaliavam que Renan precisava correr para diminuir a distância no digital, hoje o grupo de JHC trabalha para ampliar musculatura política fora das redes sociais.

Nos últimos dias, Renan Filho intensificou agendas no Sertão, Zona da Mata e região Norte de Alagoas, reunindo prefeitos, vereadores, lideranças políticas e grandes públicos em diversas cidades.

Entre sexta e sábado, o senador passou por municípios como Canapi, Pão de Açúcar, Rio Largo, Murici, Branquinha, União dos Palmares, Ibateguara, Colônia Leopoldina e Joaquim Gomes.

Em União dos Palmares, aliados falaram em mais de 10 mil pessoas durante ato político pró-Renan.

As imagens circularam rapidamente nas redes sociais e reforçaram a percepção de fortalecimento político do MDB também fora do ambiente digital.

Enquanto isso, JHC manteve agenda mais concentrada no Agreste, com reuniões políticas em Arapiraca e ato em Coité do Nóia.

Mas os bastidores indicam que o movimento do grupo do prefeito de Maceió agora passa pela ampliação de alianças políticas capazes de equilibrar a disputa no interior.

Nos últimos dias, JHC recebeu apoio do prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino, retomou a aliança com o deputado federal Marx Beltrão – com quem tinha rompido no início de abril - e passou a intensificar conversas com o PL.

A principal movimentação envolve justamente o deputado federal Alfredo Gaspar, hoje um dos nomes mais competitivos da oposição para o Senado.

Interlocutores políticos confirmam que as conversas entre JHC e Alfredo Gaspar avançaram: “ele podem chegar a um entendimento antes do que muitos imaginam”, avisou. Existe também uma retomada das negociações com o deputado federal Arthur Lira (PP).

Ainda não existe definição sobre o formato de eventual composição política nem sobre o papel de Arthur Lira dentro dessa possível aliança. Mas o simples avanço das conversas pode mudar o cenário político.

O PL, que até poucos dias atrás mantinha discurso mais duro em defesa de candidatura própria ao governo, passou a adotar tom mais moderado, alimentando especulações sobre uma composição mais ampla da oposição.

A avaliação de aliados de JHC é que a eleição começa agora a entrar numa etapa mais territorial e política, em que alianças, prefeitos, mobilização regional e presença nas ruas passam a ter peso ainda maior.

No digital, Renan Filho conseguiu reduzir a vantagem histórica do prefeito de Maceió.

Agora, o grupo de JHC tenta reagir ampliando alianças e consolidando um campo político capaz de enfrentar a força regional construída pelo MDB ao longo dos últimos anos.